Escola Santi

Projeto Rede Vagalume

 

 

O QUE É?

Uma rede de educadores, adolescentes, escolas e ONGs da cidade de São Paulo e de comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, mediada pela Vagalume, organização sem fins lucrativos fundada em 2001, que desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente por meio do trabalho voluntário em 23 municípios naquela região.

O programa promove a educação para o desenvolvimento sustentável por meio de um intercâmbio cultural entre meninos e meninas, educadores e educadoras, que vivem, de um lado, em comunidades ribeirinhas, quilombos, comunidades indígenas, terras agrícolas e assentamentos rurais; e de outro, em bairros altamente urbanizados, rodeados por parques e rios onde não se pode nadar, e nas periferias da cidade grande.

 

COMO FUNCIONA?

Sob a coordenação da professora Gisela Sakamoto, em parceria com a equipe da Associação Vagalume, os alunos participantes do programa se reunem semanalmente para realizar oficinas com o objetivo de refletir sobre temas relacionados a identidade e meio ambiente, além de produzir materiais que ilustrem as discussões e conclusões, e planejar ações que envolvam a comunidade escolar nestas reflexões.

 

Enquanto isso, alunos de uma escola parceira na Amazônia Legal farão o mesmo, sob coordenação de um educador local responsável. Periodicamente, com datas já estabelecidas pelo programa, haverá uma troca de informações, trabalhos e reflexões entre os dois grupos, com o intuito de proporcionar a ampliação do olhar dos adolescentes participantes para a complexidade da realidade brasileira, suas diversas culturas e as relações com o meio ambiente.

A escola parceira da Santi em 2013 foi a Escola Municipal Boa Vista, localizada na zona rural do município de Ponte Alta do Tocantins, TO. 

Em 2014, trocamos informações com a U. I. José Serejo de Carvalho, localizada na comunidade de Atins, que fica em Barreirinhas, no Maranhão. 

Em 2015, nos correspondemos com a Comunidade Afroamazônida Murumuru, localizada em Santarém, no Pará.

Em 2016, nosso par de troca foi a Comunidade 22 de dezembro, localizada em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Confira fotos da produção de um dos trabalhos que enviamos para eles, contando como é a vida de um jovem em São Paulo.

Em 2017, as trocas estão sendo feitas com a escola Paulo Freire, de Castanhal, no Pará. Uma representante da escola veio visitar a Santi e contou para os alunos um pouco sobre a cultura da região. Confira as fotos.

 

QUANDO COMEÇA?

O Projeto Vagalume acontece de fevereiro a novembro, às terças-feiras, das 14h às 15h, no Espaço Conexão Santi.

 

NOVIDADES