Escola Santi

FormaSanti Pais

 

31º FormaSanti-pais

Palestra: Inclusão Escolar: vantagens, entraves e as novas relações dentro e fora da sala de aula

Data: 05/06, das 19h às 21h

Lidar com a diversidade dentro e fora da sala de aula vem sendo um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas brasileiras nos últimos tempos. O ingresso de alunos com deficiência nos espaços escolares vem colocando, não só para os educadores, mas também para as famílias, uma série de questões, que nem sempre se apresentam de uma forma simples. Qual o papel do professor e da comunidade escolar neste contexto? E das famílias? Como lidar com as perguntas que as crianças trazem? O que fazer nos momentos de conflito? Onde estão os verdadeiros entraves desse processo? O que ganham as crianças e toda a comunidade escolar quando passam a conviver num ambiente caracterizado pela diversidade? 
 
Neste encontro, abordaremos estas e outras questões, a partir da exposição de algumas ideias e conceitos importantes e, principalmente, muita conversa. 
 
 
 
Maria da Paz Castro (Gunga) é formada pelo Instituto Singularidades de São Paulo.  Exerceu as funções de professora e orientadora em escolas particulares por 30 anos, estando à frente do Núcleo de Práticas Inclusivas de uma delas ao longo dos 10 últimos anos.  
 
Atua hoje como formadora e assessora na área de educação inclusiva, atendendo educadores das redes pública e privada de diferentes regiões do país. É também selecionadora do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita, e compõe a equipe de educadores do Instituto Vladimir Herzog/Vlado Educação.
 

Confira as fotos no nosso Flickr!