Jogos matemáticos

STOP DA MULTIPLICAÇÃO

Esse é um jogo que os alunos jogam desde o final do 3º ano. Ao jogar e refletir sobre estratégias eficientes para chegar ao resultado, as crianças podem compreender algumas relações entre as tabuadas, como: dobro e metade, apoio em cálculos conhecidos, multiplicação com números redondos, entre outros.

Nesse momento da escolaridade, além das estratégias para calcular, também queremos que os alunos possuam cálculos de memória.

REGRAS DO JOGO:

1) Em duplas ou mais jogadores, um dos participantes deverá ditar um número de 1 a 10.

2) Os outros jogadores deverão preencher a tabela multiplicando o número ditado por todos os números da primeira linha, escrevendo seus resultados nos quadrinhos.

3) O primeiro que terminar de preencher deverá gritar STOP!, e todos os demais participantes deverão parar de preencher.

4) Cada resposta certa vale 5 pontos.

5) O jogo deverá ter mais de uma rodada.

6) Vence quem tiver a maior somatória de pontos!

BATALHA DA MULTIPLICAÇÃO

No jogo batalha da multiplicação, os alunos retomam a multiplicação para ganhar agilidade nos cálculos das tabuadas, controlando quais são as multiplicações que recordam e quais não.

REGRAS DO JOGO:

1) Em duplas, embaralhem as cartas e distribuam as cartas igualmente.

2) Cada jogador separa suas cartas em 2 montes com as faces voltadas para baixo.

3) Ao mesmo tempo, os jogadores deverão virar 2 cartas, uma de cada monte e multiplicar seus valores.

4) Vence quem tiver o maior resultado que ganhará as 4 cartas da rodada.

5) O vencedor será aquele que ficar com o maior número de cartas.

Jogue você também!