skip to Main Content

10 livros imperdíveis para ler durante as férias

Com a chegada das férias, finalmente as crianças podem desfrutar melhor do seu tempo livre, seja descansando, brincando, participando das nossas Oficinas de Férias ou lendo um bom livro! Por meio da leitura, aprendemos mais sobre a vida, conhecemos novas realidades, exploramos as mais diversas fantasias e nos relacionamos com tantas narrativas e personagens incríveis que se escondem entre as páginas. Segundo Marcos Panontin, responsável pela biblioteca da Santi, ler é uma atividade que, além de ensinar e desenvolver diversas habilidades cognitivas, pode ser sempre muito divertida e agradável para os pequenos. “As crianças leem porque é divertido, porque é legal, e é isso que precisamos nutrir – a leitura como uma forma de deixar a vida mais interessante”, explica. Por isso, com a ajuda do Marcos, preparamos uma lista, pensada para todas as idades e gostos, com 10 livros imperdíveis para conhecer durante o período de férias. Vamos lá?

 

Título: Amoras

Autor: Emicida 

Editora: Companhia Das Letrinhas

Recomendado para crianças de 6 a 9 anos

Sinopse: Baseado na música homônima do famoso rapper brasileiro Emicida, “Amoras” é um livro infantil repleto de simplicidade e poesia, que fala sobre a importância da identidade e de se orgulhar de quem você é, independente da sua cor. 

 

Título: Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes

Autor: Várias autoras

Editora: V&R

Recomendado para crianças de 6 a 9 anos

Sinopse: Era uma vez, no planeta Terra, centenas de mulheres capazes de mudar o mundo. Com textos similares à contos de fadas, o livro “Histórias de ninar para garotas rebeldes” reúne 100 histórias sobre 100 mulheres incríveis, do passado e do presente, de qualquer lugar do mundo. Com personagens que vão de Frida Kahlo à Serena Williams, esses contos de fadas modernos, ilustrados por mais de 60 artistas mulheres, vão inspirar e ensinar à todos que lerem o livro.

 

Título: Malala: a Menina Que Queria ir Para a Escola

Autor: Adriana Carranca

Editora:  Companhia Das Letrinhas

Recomendado para crianças de 6 a 9 anos

Sinopse: Apesar de jovem, a paquistanesa do vale do Swan, Malala Yousafzai, já possui uma importante história de vida. Aos dez anos de idade, se impôs diante do grupo extremista do Talibã pelo seu direito de continuar estudando e quase perdeu a própria vida em um atentado à tiros quando voltava do colégio. Dias após o atentado, a jornalista Adriana Carranca visitou a cidade, hospedou-se com uma família local, e neste livro reportagem infantil, conta de maneira leve a história real de superação de Malala, que hoje se tornou um importante símbolo para a educação e para crianças do mundo inteiro.

 

Título: Vamos Dar a Volta ao Mundo: Conhecendo o Planeta com a Família Klink

Autor: Marina Klink

Editora: Companhia Das Letrinhas

Recomendado para crianças de 6 a 9 anos

Sinopse: Quem nunca sonhou em dar a volta ao mundo? Neste livro, Marina Klink compartilha com as crianças toda a sua experiência viajando pelo mundo, mostrando a diversidade natural, os habitantes, a cultura e muitas outras vivências incríveis de muitos biomas e ecossistemas ao redor do globo, falando de maneira lúdica sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

 

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autor: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Recomendado para crianças acima de 10 anos e adolescentes

Sinopse: É impossível não conhecer o nome Harry Potter. A saga do bruxinho de óculos com cicatriz na testa conquistou o mundo todo por meio de livros e filmes apaixonantes, que cativaram gerações. Neste, que é o primeiro livro desta longa e fantástica jornada, acompanhamos o início da trajetória de Harry, desde sua relação difícil com a família até sua entrada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece seus amigos, professores, o mundo mágico, e por que não dizer inimigos também? 

 

Título: As Crônicas de Nárnia

Autor: C. S. Lewis

Editora: WMF Martins Fontes

Recomendado para crianças acima de 10 anos e adolescentes

Sinopse: Quem diria que um leão falante, uma feiticeira e um guarda-roupa seriam os principais elementos de uma das maiores sagas de fantasia de todos os tempos? Em outro grande sucesso mundial, tanto no universo dos livros quanto do cinema, o autor C. S. Lewis conta a história de quatro irmãos ingleses que são transportados para o mágico mundo de Nárnia, onde se juntam com o leão mágico Aslan para enfrentar a Feiticeira Branca.

 

Título: Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Recomendado para crianças acima de 10 anos e adolescentes

Sinopse: Em um mundo onde os Deuses do Olimpo ainda estão vivos e ativos, o garoto-problema Percy Jackson descobre ser um semideus, filho de Poseidon, o deus dos mares. Após ser levado para o Acampamento Meio-Sangue, onde jovens semideuses são treinados, Percy e seus amigos precisam capturar o ladrão que roubou o raio de Zeus, enquanto enfrenta inúmeros inimigos mitológicos ao longo de sua jornada. O livro esteve entre os mais vendidos na lista do The New York Times e também se tornou um grande sucesso nos cinemas.

 

Título: O Conto da Aia

Autor: Margaret Atwood

Editora: Rocco

Recomendado para adultos

Sinopse: Neste romance distópico, a autora Margaret Atwood retrata um futuro próximo, com um Estado teocrático e totalitário de Gileade, em que mulheres são tratadas como propriedades do governo e qualquer tipo de demonstração de liberdade contra o regime é passível de ser considerada crime. Com uma história forte e assustadora sobre a vida dessas mulheres diante do fundamentalismo, a autora levanta questionamentos sobre liberdade, poder, direitos civis e as estruturas da nossa sociedade. Em 2017, foi adaptada para seriado televisivo e venceu diversas premiações.

 

Título: Cem Anos de Solidão 

Autor: Gabriel García Márquez

Editora: Record

Recomendado para adultos

Sinopse: Em um dos maiores clássicos da literatura latino-americana, o autor conta a história dos Buendía, família fundadora do vilarejo fictício de Macondo. Premiado com o Nobel de Literatura,Márquez constrói uma longa árvore genealógica da família e acompanha as gerações para demonstrar a ascensão e a queda do vilarejo, em uma narrativa que mistura o real e o surreal, retratando de maneira primorosa os problemas da América Latina.

 

Título: O Perigo de Uma História Única 

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie

Editora: Companhia Das Letras

Recomendado para adultos

Sinopse: O livro “O Perigo de Uma História Única” é uma adaptação da primeira fala de Chimamanda Ngozi, reconhecida como uma das mais importantes autoras da nova geração da literatura africana, no popular programa TED Talks, que discute as raízes do preconceito e a construção da imagem de diversos povos pelas histórias que escutamos. Neste livro, a autora fala sobre a importância da existência de narrativas diversas e como elas contribuem para nossa compreensão social e cultural.

Lembramos que, para facilitar o acesso, escolhemos apenas livros que estão disponíveis também em formato e-book. Você pode acessar a lista completa clicando aqui. Leia sem moderação! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top