skip to Main Content

38º FormaSanti-pais – A Educação Infantil na Santi e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Aconteceu ontem (10), o 38° FormaSanti pais para famílias, educadores e interessados em geral. Sob o tema: “A educação infantil na Escola Santi e a BNCC”, nossa diretora pedagógica do infantil ao 2° ano, Dami Cunha, e nossa coordenadora pedagógica Luana Marra, compartilharam um breve histórico da educação infantil e a importância da BNCC para o segmento, referências que embasam nossa escolha didática, além de trazerem diversos exemplos reais de como as crianças aprendem e como a escola ensina.

Dami abriu a palestra compartilhando o breve histórico sobre a educação infantil no Brasil e no mundo. Entre os pontos destacados, falou sobre a Constituição Federal de 1988, que diz ser dever do Estado oferecer educação de qualidade a todos, sobre a LDB 9394/96 (emenda 2006), que coloca a criança como protagonista da aprendizagem, sobre a DCNEI’S de 2009, que reforça os direitos de aprender e, por fim, explanou detalhadamente sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, que garante à criança o direito com experiência.

Em seguida, Luana apresentou cinco autores que inspiraram a Santi na construção da Educação Infantil na escola. São eles: Loris Mallaguzzi, Aldo Fortunati, Júlia Formosinho, Emmi Pikler e Emília Ferreiro, sendo a última grande referência para nossa proposta de alfabetização na escola.

Dami retomou a conversa trazendo, em detalhes, os cinco campos de experiências fundamentais para o desenvolvimento das crianças trazidos pela BNCC: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, exemplificando um a um para os presentes. Após, ela apresentou nosso currículo e como a Santi aplica cada um dos campos em nossos objetivos de aprendizagem e como criamos contextos que garantam a aprendizagem de nossas crianças.

Para finalizar, Luana trouxe dois exemplos de percursos investigativos, uma das formas que acreditamos ser muito eficaz, onde em brincadeiras aparentemente simples, os pequenos constroem conhecimento e se desenvolvem.

Gostou e quer participar do FormaSanti pais? Fique de olho em nosso Mural de Recados e mídias sociais para inscrever-se. O próximo já tem data marcada, será dia 26 de agosto e falaremos sobre como entender seu filho pré-adolescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top