skip to Main Content

41º Santi Forma Pais: Onde vidas e saberes se encontram e se transformam

Pensamos numa forma especial de dar continuidade ao Santi Forma Pais, nosso programa de palestras com temas relacionados à educação e ao desenvolvimento humano.

Desta vez organizamos um ciclo de 3 encontros, com especialistas renomados, que trataram tanto de assuntos de interesse geral, como direcionados às especificidades da infância e adolescência. Confira abaixo como foi cada um desses encontros.

O que podemos esperar e em que devemos ajudar os nossos pré-adolescentes e adolescentes durante a pandemia?

No final no mês de setembro, a comunidade Santi participou de uma live com a Adriana Ramos, gestora integrada da Convivere Mais, empresa de assessoria e formação que trabalha com a melhoria das relações em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Mediada pela nossa coordenadora do Ensino Fundamental 2, Carolina Cherubini, o encontro faz parte do ciclo de palestras do 41°Santi Forma Pais, e foi pautado em como ajudar os adolescentes durante a pandemia.

As famílias da Santi puderam sanar suas dúvidas sobre as relações entre pais e adolescentes, além de terem a oportunidade de refletirem sobre como podem ajudar seus filhos a estabelecerem uma nova rotina diante do cenário complexo que estamos vivendo.

O cuidado com a Infância em tempos de pandemia

Como parte do nosso ciclo de palestra, recebemos desta vez a psicanalista Ilana Katz, que conversou com as famílias da Santi sobre os cuidados com a infância em tempos de pandemia.

Durante a live, Ilana levantou três aspectos essenciais para a vida, especialmente no momento atual: o primeiro, é sobre a importância da essência educativa no contexto em que estamos vivendo; o segundo está relacionado ao aprendizado que adquirimos ao vivenciar novas experiências; por fim, o terceiro está no valor da escuta, de compreender e de saber se aproximar dos pequenos.

O encontro provocou diversas reflexões que nos ajudaram a pensar sobre a convivência com as crianças e os cuidados necessários para lidar com os pequenos nesse momento.

Abaixo, você pode conferir na íntegra toda a nossa conversa com a psicanalista:

Como a comunidade escolar pode criar uma cultura antirracista?

Finalizando nosso ciclo de formações, conversamos com a Lia Schucman, que é doutora em psicologia social e autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo. Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” e “Família Inter-Raciais. Tensões entre Cor e Amor”. O encontro foi muito potente e acreditamos que todos que participaram com perguntas ou como ouvintes, saíram com muitas reflexões e questionamentos.

Confira abaixo a palestra na íntegra:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top