skip to Main Content

5 dicas para aproveitar melhor as aulas on-line

Depois de um mês repleto de brincadeiras, diversão e, claro, de descanso, todas as pilhas já estão recarregadas para mais um semestre de aulas aqui na Santi! Infelizmente, por conta do distanciamento social em vigor, ainda não podemos nos reencontrar na escola como gostaríamos, mas ainda assim, depois desse período de férias, as aulas on-line estão voltando. É hora de reencontrar os amigos, os professores, as tarefas, os momentos de descontração e tudo aquilo que compõe a nossa rotina escolar. Entendemos que, dado o contexto atual e depois de um mês inteiro de repouso, pode ser difícil se acostumar  com as aulas à distância. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para te ajudar a aproveitar os próximos meses de ensino on-line da melhor maneira possível, pelo menos até o dia em que todos nós vamos poder nos reunir novamente!  

Escolha um bom espaço para estudar

Infelizmente não podemos transportar a sala de aula para dentro de casa, não é mesmo? Ainda assim, é muito importante que você tenha um espaço definido e adequado para a hora de estudar. Escolha um local bem iluminado e arejado, prepare sua mesa, com todos os materiais que vai precisar e, principalmente, escolha uma boa cadeira. Não se esqueça também de sempre deixar um copo ou garrafa d’água próximo para se manter hidratado. Afinal, além de te ajudar com os estudos e com o desempenho escolar, todos esses fatores também vão contribuir com a sua saúde neste momento! 

 

Organize bem os seus horários

Agora que as férias acabaram, é preciso retomar a rotina para nos adequarmos novamente aos estudos, e depois de passarmos tantos dias inteiros dentro de casa, é muito fácil nos confundirmos com os horários. A manutenção de uma rotina é super importante para animar a semana e se preparar para o que vem pela frente, por isso tenha em mente seus horários para brincar, para tarefas de casa, e claro, para estudar, deixando sempre as tarefas mais complicadas para o momento em que você se sente mais disposto. Lembre-se também de separar pelo menos uma horinha do dia para autocuidado e tente manter um sono regular, com aproximadamente 8 horas por noite. Assim, você vai se sentir menos cansado para o dia seguinte.

Planeje seus estudos

Além de organizar seus horários do dia, planejar seus estudos também pode contribuir com o aprendizado. Estabeleça suas prioridades de estudo e faça um cronograma com as disciplinas alternadas, afinal, a ciência prova que estudar um mesmo assunto por longos períodos de tempo é menos eficaz do que alternar as matérias em um período mais curto. Procure manter horários de estudo de até 50 minutos no máximo para cada conteúdo, sempre com intervalos com cerca de 10 minutos para descansar e, pelo menos por um tempo, ficar distante de telas. Olhe pela janela, converse com sua família, ou o que preferir, pois esse pequeno momento distante do computador pode te revigorar para sua próxima aula e aumentar ainda mais a sua disposição e criatividade! 

Não tenha medo de reajustar

Não se esqueça que sempre dá tempo de reajustar! Saiba identificar suas maiores dificuldades, os momentos do dia em que você não costuma render tão bem e qual o melhor jeito de melhorar. Não tenha medo de mudar seu planejamento, porque lidar com tanta coisa nova realmente é desafiador, mas, aos poucos, cada um pode descobrir o melhor jeito de aprender e se organizar.

Não se cobre demais

Sabemos que a situação não é fácil! Por mais organizado que você seja com seus estudos, por mais que você esteja sempre atento à sua saúde e mantenha seus horários bem regulados, nem sempre é possível se manter 100% motivado. E não tem problema! Não cobre demais do seu corpo e nem da sua mente, tente manter o equilíbrio, buscando fazer o melhor possível para cada momento sem se desgastar. Logo logo, todos estaremos de volta à sala de aula, aprendendo e nos divertindo juntos, bem de pertinho, e poderemos retomar o ritmo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top