skip to Main Content

5 vantagens de aplicar a tecnologia na educação

Aqui na Santi, utilizamos diferentes tipos de tecnologias, com o propósito de desafiar crianças e adolescentes a encontrar diferentes soluções. Em nossos cursos extracurriculares, desenvolvemos projetos com parceiros especializados em diferentes áreas, nos quais os alunos podem resolver desafios e construir programas utilizando equipamentos variados, como kits de montagem, motores, led e engrenagens. “São atividades que promovem outros tipos de habilidades e a possibilidade dos alunos de se encontrarem em outras disciplinas”, aponta Camila de Mauro, coordenadora dos cursos extracurriculares da Santi. Segundo Lyselene Alcantara, da Robota Educacional,  empresa parceira da Santi há mais de 10 anos, “o processo de criar faz pensar, faz descobrir onde somos fortes e onde precisamos nos desenvolver… E aí está o grande ganho”. Pensando nisso, listamos 5 vantagens de aplicar a tecnologia na educação e explicamos o impacto que métodos mais atuais podem ter no aprendizado da nova geração.

1.Conexão com os alunos

Entre os principais benefícios da inclusão de práticas tecnológicas na formação dos alunos está o engajamento. Aproximar o conteúdo das aulas da realidade das crianças, utilizando plataformas variadas e que dialoguem com sua personalidade amplia o foco na aula, aumenta a atração e envolvimento nos projetos e conecta o professor com a turma.

2.Novas maneiras de aprender

As possibilidades de inovar no aprendizado hoje são maiores do que jamais foram. Com o acesso a recursos e uma metodologia eficiente, professores e alunos podem desenvolver os mais diversos tipos de projeto e dinâmicas de classe, de forma que o conteúdo apresentado se torne mais palpável, relacionável e fácil de compreender. Além disso, facilita o compartilhamento de pautas pedagógicas e novas metodologias desenvolvidas de acordo com esse novo contexto.

3.Preparação para o mercado

De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), por conta do avanço tecnológico, 65% das crianças trabalharão em empregos que ainda não existem. Oferecer a elas a

oportunidade de trabalhar, desde a infância, utilizando métodos mais avançados e proporcionar o contato com a tecnologia nos mais variados níveis pode facilitar a adaptação a um mercado em constantes transformações e prepará-los para seu futuro como profissionais. De acordo com a coordenadora Camila, “os alunos têm a possibilidade de explorar o raciocínio lógico, que depois acaba refletindo no curricular como uma estratégia que eles entendem e replicam na vida”.

4.Descoberta de novos talentos

Promover novas práticas tecnológica na sala de aula podem ajudar o professor a identificar diferentes habilidades na turma que antes poderiam passar despercebidas, como a programação, o design, robótica, edição e etc. Esse método também permite que alunos com dificuldades em matérias tradicionais se destaquem de outras maneiras, estimulando a confiança e a sensação de pertencimento, além de desenvolver suas competências.

5.Autonomia

A internet, acima de qualquer coisa, é uma fonte inesgotável de informação. Estimular e ensinar crianças e jovens a utilizarem a rede como fonte de aprendizado além do lazer potencializa a curiosidade e contribui para a proatividade e capacidade de tomada de decisões do aluno. “Nosso extracurricular visa complementar todo o ensino que a Santi propõe aos alunos, trazendo pra eles essa autonomia de escolha e a possibilidade de explorarem outros cantos de ensino”, relata Camila.

Além da escola, o papel das famílias na formação profissional de seus filhos também deve possibilitar o contato com a modernidade. De acordo com Lyselene, “os pais podem dar continuidade ao trabalho iniciado usando ferramentas gratuitas como Scratch ou jogos de estratégia trabalhados nas aulas. Podem também construir juntos com seus filhos soluções diversas para os desafios que são apresentados”. Inserindo ensino tecnológico na vida das crianças, a escola e as famílias estão preparando futuros profissionais mais inovadores e criativos, prontos para a sociedade e para criar um futuro melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top