skip to Main Content

7 filmes e séries para discutir em sala de aula

Quem não gosta de assistir a um bom filme? Seja diante das telonas ou dentro da nossa própria casa, o cinema nos cativa e conquista a nossa atenção, trazendo à vida com cores, sons e movimentos, as mais variadas e incríveis narrativas que podemos imaginar, estimulando a reflexão, a criatividade e, claro, nos divertindo. Mas, acima de tudo isso, o cinema também é uma importante ferramenta de aprendizado, capaz de nos apresentar novos pontos de vista e, a cada novo filme, nos ajuda a entender um pouco mais sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Por isso, com a ajudinha dos nossos professores Diego Amado, de História, e Stefan Bovolon, de ciências, escolhemos 7 filmes e séries essenciais para serem trabalhados em sala de aula. As obras abordam os mais diversos temas, como ciências, artes e história, e com certeza vão contribuir um pouco para o seu aprendizado. 

Título: Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999)

Duração: 1h13m

Sinopse: E se você pudesse voltar no tempo e observar grandes momentos da humanidade que ficaram no passado? O filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, dirigido e roteirizado por Marcelo Masagão, é um documentário ficcional que busca retomar as principais memórias do século XX, retratando uma verdadeira volta ao mundo em seu contexto histórico, econômico e cultural, utilizando imagens de arquivo de filmes clássicos, fotos, pinturas e textos para representar as grandes mudanças e transformações que aconteceram no último século de maneira poética e criativa.

Título: Hiroshima: O Dia Seguinte (2011)

Duração: 46m

Sinopse: Parte de uma série desenvolvida pela Natgeo de pequenos documentários, “Hiroshima: O Dia Seguinte” é um documentário que retrata as 24h primeiras horas após o ataque nuclear a Hiroshima, com comentários de uma equipe de cientistas e militares americanos que avaliam os estragos da bomba, assim como relatos de sobreviventes da tragédia, demonstrando as consequências e o impacto mundial do ataque.  

Título: Sociedade dos Poetas Mortos

Duração: 2h20m

Sinopse: O aclamado e premiado filme “Sociedade dos Poetas Mortos” se passa em 1959 e conta a história do professor de inglês John Keating, interpretado por Robin Williams, e sua relação com os alunos na tradicional e conservadora Academia Welton. Lá, o professor passa a enfrentar os ideais autoritários da instituição, que inibe a expressão artística e a liberdade dos alunos, para estimular o pensamento crítico e autônomo dos jovens. A obra reforça o papel transgressor da arte, da autonomia e a importância da educação para incentivar alunos a perseguirem suas paixões e descobrirem a si mesmos.

Título: Extraordinário

Duração: 1h53m

Disponível em: Now

Sinopse: Com uma narrativa muito delicada e sensível, “Extraordinário” é um drama que acompanha Auggie Pullman, um jovem garoto que nasceu com uma deformação facial chamada de Síndrome de Treacher Collins, que o fez passar por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos de idade, ele passa a frequentar pela primeira vez uma escola regular, onde precisa se esforçar para se adaptar à sua nova realidade. De uma maneira realmente extraordinária, o filme retrata a importância da empatia e como conviver com as diferenças pode ser engrandecedor para todos nós.

Título: Escritores da Liberdade

Duração: 2h03m

Disponível em: Netflix

Sinopse: Na vida, muitas vezes nos esquecemos de que existem muitas realidades diferentes da nossa. Em “Escritores da Liberdade”, a jovem e idealista professora Gruwell, em uma escola de um bairro pobre corrompido pela violência, se depara com uma turma de jovens rebeldes, sem motivação para aprender, e que vivem constantes atritos entre si. Lá, a professora precisa se reinventar para retomar a confiança dos alunos, estimulando a expressão e a tolerância para demonstrar a importância de compreender as diferentes realidades presentes dentro da sala de aula.

Título: Perdido em Marte

Duração: 2h31m

Disponível em: Now

Sinopse: Com 7 indicações ao Oscar e estrelado por Matt Damon, “Perdido em Marte” é um filme altamente aclamado pela crítica que conta a história do astronauta Mark Watney, que é enviado para uma missão em marte, mas após uma severa tempestade, é considerado morto e acaba abandonado por seus colegas. Assim, Mark precisa encontrar meios para sobreviver no misterioso e desconhecido planeta, com suprimentos escassos e sem saber como voltar à Terra. 

Título: Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo (2014)

Duração: 1 temporada (44m/episódio)

Sinopse: Você tem alguma noção de qual o tamanho do nosso universo? Esta série, produzida pela NatGeo, é uma nova versão do clássico homônimo apresentado por Carl Sagan nos anos 80. Desta vez, o astrofísico e divulgador científico Neil deGrasse Tyson nos leva para uma jornada pela imensidão do Cosmos, transportando os espectadores para novos mundos, viajando pelo universo e conhecendo os mistérios e descobertas do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top