skip to Main Content

Alerta sobre cuidado com conteúdos da internet

Alerta sobre cuidado com conteúdos da internet

Seguimos acompanhado com rigor e atenção os assuntos relacionados a conteúdos nocivos de circulação na internet, como a personagem “MOMO” que voltou a ser tema em grupos de WhatsApp e sites.

Em corresponsabilidade com as famílias estamos redobrando os cuidados, atentando-nos às conversas que emergem aqui na escola e acolhendo os sentimentos e dúvidas das crianças.

Em  alguns casos, quando observamos que o assunto está circulando no grupo de alunos, abrimos espaços para conversas coletivas, mediadas pela professora, com a ideia de dialogar sobre o que está causando insegurança e orientá-los.  

Consideramos de total relevância orientar também as famílias, na tentativa de cuidar das nossas crianças e jovens e acolher os sentimentos que a disseminação de assuntos dessa natureza podem gerar:

  • Redobrem a atenção e acompanhem de perto o uso de mídias, jogos online, canais de Youtube e séries aos quais seus(as) filhos(as) têm acesso.
  • Abram espaços de diálogo em casa, é fundamental para o estabelecimento de um ambiente de troca e de confiança. Crianças e adolescentes precisam se sentir seguros para falar.
  • Se seu (sua) filho (a) falar sobre a Momo, ouça seus medos e angústias. Após acolher, é importante mostrar segurança, contando que ela não é um fantasma ou monstro e sim uma escultura, usada por pessoas reais que podem estar querendo assustar ou ter alguma má intenção. Vale reforçar nos momentos de diálogo que jamais devem conversar com pessoas desconhecidas em jogos online, redes sociais e devem sempre contar para os pais, quando acontecer qualquer situação desconhecida nos ambientes virtuais.
  • No site da Safernet podemos encontrar uma notícia e outras dicas sobre o tema: https://new.safernet.org.br/content/alerta-sobre-videos-da-momo

 

Estamos certos de que, em parceria, conseguiremos oferecer a formação necessária para que as nossas crianças possam vivenciar e fazer uso do que há de melhor no ambiente virtual, com consciência e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top