skip to Main Content

Como posso incentivar o gosto pela leitura em meu filho?

Sabemos que a leitura é essencial em qualquer momento da vida, seja para estudo ou prazer. A prática de leitura na Santi visa desenvolver o aluno para que seja um leitor competente em qualquer um desses aspectos. Na escola, desde a educação infantil, a leitura acontece diariamente, seja nas rodas de biblioteca, com incentivo, apreciação e orientação de estratégias para escolhas de livros, ou nas salas de aula, pelo professor ou pelos alunos, com diversidade de gêneros e estratégias, como as rodas de leitura para apreciar um texto de qualidade, busca por novos autores, aproximação de um gênero a ser trabalhado, leituras para encantar e divertir ou leituras para aprender um conteúdo.

Os pais podem se envolver nesse processo e na formação do leitor em casa, atuando como modelo, incentivando a construção de bons hábitos leitores.

Ter diversos livros, jornais ou outras fontes de leitura pode ser o primeiro passo. Criar um cantinho ou espaço apropriado para os momentos de leitura, ler juntos variando as estratégias – ora o adulto lê, ora a criança, por capítulo, página ou o livro todo. Frequentar locais de bons acervos para buscar juntos leituras que deem prazer, diversificando os títulos e gêneros. Dar livros de presente. Conversar sobre as respectivas leituras, compartilhar impressões, informações, gostos e expectativas. Todas estas são também práticas que ajudam.

É muito importante que a leitura esteja presente no cotidiano, não como obrigação, mas como um momento de troca, aprendizagem e lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top