skip to Main Content

Comunicados gerais das ações acerca do Coronavírus

CORONAVÍRUS – 28/04/2020

Caras famílias,

Agradecemos a todos que responderam a segunda pesquisa com as famílias. Seguimos trabalhando para oferecer a melhor educação não presencial para as nossas crianças e adolescentes, e para cuidar da parceria e proximidade com vocês, apesar da distância física.

No último comunicado, combinamos de dar notícias até hoje (28), sobre as nossas reflexões sobre eventual antecipação de férias para maio ou junho.

Vocês devem ter acompanhado o pronunciamento do Governador do Estado de S.P. e do Secretário Estadual de Educação na última sexta-feira (24), sobre a possibilidade de retorno gradual das aulas presenciais em julho, a começar pela Educação Infantil em data ainda não definida. Devido à afirmação de que os detalhes deste retorno serão informados em novo pronunciamento no dia 8/5, achamos prudente aguardar as orientações das autoridades para então tomar a decisão sobre eventual mudança no calendário, no que diz respeito às férias.

Mesmo assim, compartilhamos aqui o que já sabemos:

  • Manteremos o trabalho on-line, sem antecipação de férias, até pelo menos 22/5, quando finalizaremos processos pedagógicos importantes do Ensino Fundamental previstos para o 1° trimestre;
  • O período de férias levará em consideração a escola como um todo e pretendemos manter as férias de todas as turmas no mesmo período, já que temos famílias e profissionais envolvidos em mais de um segmento;
  • Independente do período de férias, o calendário letivo está sendo reorganizado periodicamente para acomodar o currículo anual, incluindo a possibilidade de acréscimo de dias letivos ao longo do semestre e/ou em dezembro.

Mais uma vez, nos comprometemos a manter a nossa comunicação frequente e nos colocamos à disposição. Voltaremos a informar sobre as férias na semana seguinte ao pronunciamento das autoridades, previsto para o dia 8/5 (sexta-feira).

Um abraço,

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CORONAVÍRUS – 26/03/2020

Caras famílias,

Esperamos que estejam todos caminhando bem, dentro do possível, e, aos poucos, se adaptando à nova rotina. Continuamos fisicamente distantes, mas buscando maneiras criativas de estar perto, principalmente das nossas crianças e adolescentes.

Temos conversado com alguns de vocês individualmente e optamos por enviar este comunicado para esclarecer questões recorrentes acerca do planejamento financeiro da escola, valor das mensalidades e dias letivos.

ASPECTOS FINANCEIROS

Sabemos da dificuldade de muitas famílias neste novo momento complexo e desafiador para todos nós.

É fato que a transferência das aulas presenciais para o ambiente digital gera uma redução de custos para a nossa escola, relacionados a itens como água, luz, telefone, gás e materiais. Esta redução tem baixa relevância na composição do nosso custo de operação e certamente será inferior à perda que estamos prevendo em nossa  receita, considerando as dificuldades das famílias. Por isso, esclarecemos que não será possível reduzir o valor das mensalidades em função da redução de custos da escola, como algumas famílias tem sugerido.

Nosso principais custos – equipe e imóveis, permanecerão estáveis, assim como outros custos operacionais. Além disso, continuamos investindo na formação dos nossos professores e reuniões de equipes, fora do horário habitual de trabalho, para manter a qualidade do nosso trabalho pedagógico.

Como sempre, estamos abertos para conversar individualmente sobre as especificidades de cada família, e assim buscar os melhores caminhos para atravessarmos juntos esse período de tantas incertezas.

DIAS LETIVOS

A decisão sobre antecipar ou não as férias escolares tem ocupado grande parte do tempo das autoridades e lideranças da educação. São inúmeras as implicações desta decisão, em especial quando não se sabe por quanto tempo o isolamento se fará necessário.

Aqui na Santi, a nossa decisão, por enquanto, foi pela não antecipação e manutenção dos nossos serviços, de maneira que as propostas não presenciais poderão ser consideradas como dias letivos, conforme deliberação do Conselho Estadual de Educação.

Diante de tantas incertezas, estamos tomando todos os cuidados para que as decisões sejam reavaliadas a cada semana. Manteremos a nossa comunicação frequente.

Contamos com a compreensão de todos.

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CORONAVÍRUS – 19/03/2020

Queridas famílias,

Depois de viver o primeiro dia sem aulas presenciais, escrevemos aqui para contar sobre como estamos trabalhando e nos organizando para dar os próximos passos. Manteremos a comunicação frequente, sempre em busca do nosso alinhamento e parceria com vocês. Pedimos alguns minutos do seu tempo para essa leitura.

ENCONTROS AO VIVO E EM GRUPO

Sabemos da necessidade e benefício das interações entre os grupos, de continuarmos nos relacionando, conversando, e os encontros on-line. ao vivo, podem atender essa necessidade. Isso está previsto para os próximos dias. Nossa equipe está trabalhando simultaneamente e intensamente em diversas frentes e priorizamos a disponibilização dos arquivos num primeiro momento.

É importante esclarecer que a escolha da ferramenta para os encontros ao vivo envolve uma série de critérios, incluindo a segurança. Há semanas, estamos estudando diversas ferramentas e, nesse momento, nossa escolha é pela solução da Google (GSuite Education), a qual já utilizamos há anos, alunos a partir do 3° ano e todos os professores estão familiarizados, com a competência já desenvolvida para uso imediato.

O hangouts nos atende bem e todos os alunos já estão cadastrados, dentro de um ambiente educacional e seguro, permitindo interação apenas com usuários com domínio @escolasanti.com.br. Eles mesmos podem, se desejarem, montar grupos de hangouts com os colegas para discussões. Vamos evoluindo aos poucos, com critério e cuidado. Nos próximos dias, algumas turmas já terão essa vivência com os professores.

Estamos também interagindo assim na equipe e, mais adiante, poderemos estender às famílias. Estamos analisando esta possibilidade também. Mas precisamos de tempo para fazermos tudo o que é necessário com a qualidade desejada. Pedimos a colaboração e paciência de todos.

MATERIAIS

Agradecemos a disponibilidade e esforço de todos para a retirada dos materiais. As poucas famílias que ainda não conseguiram retirar, poderão fazê-lo até amanhã (19/03). O Elizeu, nosso profissional que cuida da segurança, está na Santi para recebê-los.

O PAPEL DOS PROFESSORES

A dinâmica de trabalho à distância é bem diferente da presencial. Enquanto os alunos estão realizando as atividades, os professores estão trabalhando na reorganização de todo o planejamento para que ele seja eficaz na modalidade não presencial. Novas atividades estão sendo elaboradas, propostas reformuladas e objetivos reorganizados, para que os alunos possam continuar seus estudos.

Por isso, não é possível e nem desejável que os professores fiquem disponíveis e ao vivo por tempos prolongados. Há muito trabalho acontecendo off-line, para que possamos ter a escola toda on-line. 

Estamos todos aprendendo juntos e a interação com o professor, neste novo formato, também passará por transformações. O papel do professor continua sendo estabelecer pontes entre os alunos e o conteúdo, de maneira a tornar a aprendizagem significativa, criar boas situações para que o aluno aprenda, intervir para apoiar o percurso de aprendizagem, mesmo à distância.

O PAPEL DA FAMÍLIA

Não é esperado que a família assuma o papel da escola, embora a escola, de repente, tenha ido para dentro de casa! Nesse momento, a nossa expectativa é que vocês dêem o apoio inicial para que se crie um ambiente propício para a realização das atividades em casa, ajudem seus filhos nos procedimentos, a depender da idade, e acompanhem, visando a segurança de todos. Lembrem-se da importância de dar autonomia para que realizem sozinhos o que dão conta de realizar.

Também precisaremos de um tempo para adequar a quantidade de propostas e alcançar o ponto de equilíbrio entre as possibilidades das famílias e a necessidade da escola e dos alunos, para que os dias letivos sejam compensados com qualidade. 

O governo do Estado de S.P. está trabalhando na regulamentação desta situação, mas já se sabe que a educação à distância está permitida, excepcionalmente, para o Ensino Fundamental e que, para valer como dia letivo, será necessária comprovação e registro das atividades. As plataformas que escolhemos são muito adequadas para isso, mas será necessário que os alunos realizem as atividades para que possamos validá-las e avaliá-las.

Nesse sentido, pedimos um apoio especial das famílias dos alunos maiores, principalmente a partir do 4° ano.

Tão logo tenhamos mais notícias sobre as orientações governamentais em relação aos procedimentos de registro e avaliação, avisaremos. A regulamentação para a Educação Infantil também está em andamento.

Na próxima segunda-feira, enviaremos um breve questionário para todas as famílias, para que nos relatem, de maneira estruturada, como estão caminhando, assim poderemos fazer os ajustes. Agradecemos os feedbacks que tivemos até agora pelos canais de comunicação. Ouviremos também os alunos, pois é fundamental sabermos como eles estão se sentindo e lidando com todas essas novidades.

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

Nossas equipes estão conectadas, planejando e acompanhando todas as ações e contatos com os alunos, pais e professores. Tenham a certeza de que estamos trabalhando para que atravessemos este período, cuja duração desconhecemos, da melhor forma possível.

Temos ciência de quão desafiador tem sido esse momento, não só pela adaptação às demandas escolares, mas por todo contexto social.

Como comunidade, gostaríamos de reforçar que, mais do que nunca, se faz necessário dar lugar de importância para tudo o que conseguirmos reconhecer de positivo nessa experiência e alimentar a nós mesmos, nossas famílias e grupos com essas pílulas de positividade.

Criamos uma hashtag para compartilhar as boas iniciativas das famílias da nossa comunidade e favorecer essa corrente de boas notícias, que ela se espalhe, contagie e fortaleça a todos. Se você se sentir à vontade, compartilhe e use #SantiEmCasa

Contem conosco!

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CORONAVÍRUS – 18/03/2020

Caras famílias,

Se você ainda não retirou os materiais do seu filho na escola, é muito importante que venha buscá-los hoje, quarta-feira (18/03) entre 7h30 e 11h30. Muitas atividades on-line do Infantil 1 ao 9° ano foram planejadas considerando que os alunos tenham os materiais em mãos.

No caso da Educação Infantil e 1° ano, há kits montados pelas professoras para cada aluno a serem retirados na escola. Para o 2° ao 5° anos, é importante retirar os materiais do aluno que normalmente ficam na escola, para realização das atividades em casa. No caso do Ensino Fundamental 2, os alunos devem levar para casa todo material que está no seu armário.

Contamos com vocês!

Atenciosamente,

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CORONAVÍRUS – 17/03/2020

Caras famílias,

No intuito de orientá-los em relação aos procedimentos para o período em que a escola terá as aulas presenciais suspensas, manteremos comunicação frequente com as nossas decisões e orientações. O título dos comunicados terá sempre a palavra Coronavírus seguida da data do comunicado para facilitar a organização e consulta de todos.

Estamos trabalhando continuamente com a calma necessária para tomar as melhores decisões e com o senso de urgência para realizar o que for necessário para a segurança e saúde da nossa comunidade e manter o vínculo dos nossos alunos com a vida acadêmica.

Seguem abaixo as definições de hoje para que possam se organizar:

SOBRE CONTEÚDOS E PROPOSTAS ON-LINE:

  1. A partir de quarta-feira, serão enviados por meios digitais, conteúdos e propostas de atividades adequadas a cada faixa etária. Hoje, 17/03, enviaremos comunicado específico com as orientações aos alunos e famílias.

  2. Estaremos de plantão nesta terça-feira, 17/03, até às 20h e na quarta-feira, 18/03, das 7h30 às 11h30, para que as famílias e/ou alunos possam retirar os respectivos materiais na escola para realizarem as atividades em casa. Os alunos que cursam robótica também deverão levar o kit para realizar propostas em casa.

SOBRE SAÍDAS E VIAGENS PEDAGÓGICAS

Estamos cancelando as viagens e saídas pedagógicas previstas para os próximos 30 dias. Avaliaremos posteriormente a possibilidade de reagendamento:

  1. República Lago (5° ano) – os boletos foram cancelados. Para aqueles que já haviam pago, entraremos em contato para efetuar a devolução. 

  2. Ilha do Cardoso (7° ano) – aqueles que já haviam trazido os cheques poderão retirá-los na secretaria da Santi nesta terça-feira, 16/03, ou após o retorno das aulas presenciais.

  3. MUGEO (4° ano) – não será realizada a cobrança.

Estamos suspendendo temporariamente os processos em andamento, referentes às viagens previstas para o mês de maio:

  1. Sítio do Carroção (3° ano) – não serão emitidos, por enquanto, os boletos para as famílias que confirmaram a participação de seus filhos. Aguardaremos para tomar a decisão sobre o cancelamento.

  2. Santos (6° ano) – interrompemos o processo de divulgação e inscrição, que aconteceria na próxima semana. Aguardaremos para tomar a decisão sobre o cancelamento.

SOBRE EVENTOS

Os eventos Santi de Portas Abertas e Sábado na Santi Educação Infantil, agendados para os dias 25/04 e 23/05, respectivamente, estão suspensos. O reagendamento será comunicado posteriormente.

Todas as reuniões com famílias estão suspensas até o nosso retorno.

SOBRE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Enviaremos novo comunicado nos próximos dias com orientações específicas sobre as atividades extracurriculares.

FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA E ÁREAS ADMINISTRATIVAS

A partir de quarta-feira, nossa equipe administrativa trabalhará remotamente das 8h às 17h30. O atendimento será feito via mensagens no aplicativo Agenda Edu e pelo email santi@escolasanti.com.br. Não haverá atendimento telefônico nem pessoal durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Continuamos à disposição para esclarecer novas dúvidas e agradecemos a parceria de todos!

EQUIPE SANTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top