Contando histórias através das histórias em quadrinhos

Os alunos do 6º ano são convidados a contar histórias que lhes signifiquem algo. Como criatividade é o que não falta para eles, surgem “causos” impagáveis, momentos de pura diversão, travessuras e histórias de ausência e saudade. Após escreverem seus textos, o desafio proposto é transformá-los em HQs (histórias em quadrinhos).

O foco do trabalho não é a capacidade de fazer desenhos perfeitos, pois é necessário respeitar diferenças. O que eles precisam fazer é incluir em suas histórias os recursos aprendidos durante as aulas: Ordem cronológica, marcadores temporais, lapso de tempo, onomatopeias, hipérboles e metáforas visuais, além de retextualizar narrativa verbal em narrativa visual.

Hipérbole Visual: Exagero de imagem utilizada para causar humor ou enfatizar um fato.

Lapso Temporal: Recurso que raramente notamos, mas que nos faz entender uma sequência cronológica no gênero HQ mesmo com a ausência total de advérbios.

Metáfora Visual: São as clássicas estrelinhas que rodeiam, por exemplo, o personagem Cebolinha para representar dor quando ele leva uma coelhada de Mônica, ou uma lampadazinha que se acende na cabeça de alguém quando esse tem uma ideia, e assim por diante.

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