skip to Main Content

Coronavírus – EF1: 4° e 5°ano – orientações para as atividades online

Coronavírus – 09/04/2020

Caras famílias,

Esperamos que este comunicado os encontre bem. 

No intuito de manter a nossa comunicação frequente e compartilhar os avanços do nosso trabalho, enviamos aqui algumas informações sobre o planejamento e realização do processo de avaliação dos alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, tema que tem sido nosso foco de trabalho nos últimos dias/semanas.

  1. Os processos de avaliação estão mantidos por meio dos diversos instrumentos de avaliação que já fazem parte do projeto pedagógico da Santi, incluindo todas as produções dos nossos alunos e suas interações com a escola.
  2. Todas as avaliações estão sendo adequadas às eventuais mudanças no planejamento, decorrentes da transferência das aulas e interações para os ambientes virtuais.
  3. Os alunos do 4° ao 9° anos serão cuidadosamente orientados nos próximos dias/semana sobre os recursos e procedimentos que serão utilizados para realização das provas on line.
  4. O calendário letivo está sendo revisado e adequado, considerando que o 1° trimestre precisará ser estendido para acomodar os processos de avaliação dos conteúdos deste período, sempre considerando o cumprimento das 800 horas anuais previstas na legislação.
  5. Enviaremos, em breve, os detalhes sobre as adequações do calendário do 1° trimestre e outras informações importantes para que as famílias acompanhem e fiquem seguras de que estamos cuidando de todos os detalhes.

Além disso, estamos trabalhando para enviar até o início da próxima semana:

  • Guia de orientações para as famílias em tempos de aulas não presenciais;
  • Segunda rodada da nossa pesquisa, para coletar novamente a percepção das famílias sobre como estamos todos caminhando em relação às aulas não presenciais.

Continuamos à disposição para esclarecer dúvidas pelos nossos canais digitais e esperamos revê-los em breve!

Atenciosamente,

EQUIPE SANTI

Coronavírus – 07/04/2020

Caras famílias,

Este comunicado tem a intenção de esclarecer eventuais dúvidas que podem ter surgido sobre a função da tabela de horários que vocês receberam ontem junto com o comunicado sobre as aulas ao vivo.

A tabela indica o horário no qual os professores iniciam as interações ao vivo com cada turma, interações estas que podem durar entre 30 a 90 minutos, em média.

A depender do objetivo da aula, as interações nesses horários poderão ser:

  • Com o grupo inteiro, com todos iniciando juntos;
  • Com pequenos grupos, com duração menor e iniciando em horários diferentes, a partir da hora indicada na tabela.

Assim, a tabela serve para ajudar as famílias a se organizarem em relação ao período em que precisarão disponibilizar o dispositivo (computador, tablet ou celular) que o aluno necessitará ter em mãos para participar das aulas. 

Essas orientações específicas de cada encontro (se em grupo inteiro ou pequenos grupos e respectivos horários), serão feitas pelas professoras até a véspera, no Classroom.

Portanto, além da tabela, é necessário que as crianças acompanhem também os combinados feitos com as professoras no Classroom.

Esperamos que essas informações tenham ajudado.

Um abraço! 

EQUIPE SANTI

Coronavírus – 06/04/2020

Caras famílias,

Temos buscado, semanalmente, aprimorar e ampliar a nossa interação com os alunos e alunas. 

Para oferecer maior proximidade com o modelo de aula presencial,  estruturamos, em todas as turmas do 1º ao 5º ano, momentos diários com videoaulas e/ou aulas ao vivo (on-line).

  • Vídeoaulas: por meio de vídeos postados no Classroom, os professores farão encaminhamentos de atividades, retomadas e apresentação de conteúdos. As crianças podem assistir a qualquer momento da rotina.
  • Aulas ao vivo: encontros no Hangouts/Google Meet entre a professora e os alunos ao mesmo tempo, com horário marcado (grupo todo ou pequenos grupos), com propósitos diversos – discutir coletivamente um assunto, iniciar um novo conteúdo, espaços para responder dúvidas, orientar trabalhos, rodas de conversa, dentre outros (há orientações de acesso no Classroom).

Acreditamos que essa ação representa mais um passo importante nesse contexto provisório e que aproximará ainda mais os alunos da escola.

HORÁRIO DAS AULAS AO VIVO:

As informações no quadro abaixo indicam os horários de início das das aulas ao vivo:

  • Com o grupo todo – o tempo da aula será informado pelo professor aos alunos a depender do objetivo (30 minutos a 1h30).
  • Com pequenos grupos – horários específicos serão comunicados pelos professores no Google Classroom, com pelo menos um dia de antecedência

Nossos canais de comunicação com vocês permanecem abertos pelas mensagens da Agenda Edu, email e também Hangouts Chat. Estamos, como sempre, à disposição.

Um abraço,

EQUIPE SANTI

Coronavírus – 02/04/2020

Caras famílias,

Nas últimas semanas empenhamos toda a dedicação na construção e manutenção dos ambientes digitais de ensino e interação com os alunos e alunas.  Neste percurso, identificamos a necessidade de organizar também materiais com orientações voltadas a vocês, que tem desempenhado um papel importantíssimo neste processo.

Por isso, nossa equipe de gestão pedagógica organizou dois materiais de apoio, um Guia de Orientações específicas para cada segmento, que será disponibilizado na próxima semana, e um vídeo com dicas das coordenadoras, específicas para cada segmento. Para acessá-lo clique aqui

Encontramos no vídeo também a oportunidade de dizer um “oi” mais de pertinho.

Esperamos que esses materiais possam ajudá-los e lembramos que permanecemos todos à disposição cotidianamente para responder dúvidas e auxiliar em quaisquer demandas.

Vivemos essa condição de estar fisicamente distantes, mas longe de estarmos sozinhos.

Um forte abraço,
EQUIPE SANTI

 

Coronavírus – 17/03/2020

Caras famílias,

Nos últimos dias, toda nossa equipe esteve trabalhando intensamente na preparação das atividades on-line para que os alunos da Educação Infantil ao 9° ano possam viver em casa, a partir de amanhã, uma rotina que os mantenha conectados conosco.

Diante dessa situação nova e desafiadora, nos dedicamos a buscar o melhor caminho, em cada segmento, para manter o vínculo com as crianças e dar continuidade às atividades do cotidiano escolar, à distância. Os próximos três dias serão de adaptação para todos e aproveitaremos para fazer os ajustes necessários e adequações a partir dos problemas não previstos. Lembramos que estamos todos aprendendo e esperamos aproveitar ao máximo esta oportunidade enquanto comunidade.

Os recursos que utilizaremos

Para as turmas de Ensino Fundamental escolhemos o aplicativo do “Google Sala de Aula” por oferecer a possibilidade de interações por meio de textos, vídeos e imagens, meios que consideramos mais adequados para a comunicação com as crianças neste contexto. Segue anexo um tutorial com todas as orientações necessárias para acessar e realizar as atividades propostas.

Enviamos também materiais da escola que serão utilizados ao longo dos dias. As famílias que ainda não retiraram poderão fazer isso amanhã (18/03) das 7h30 às 11h30.

Embora as orientações se concentrem em um ambiente virtual, nos esforçamos ao máximo para aproximar as atividades de como acontecem na escola, considerando o tempo que nossos alunos passam diariamente conosco. as propostas convocam a atuar no ambiente virtual e fora dele, Assim, por meio de interação com histórias, apostilas, materiais didáticos, jogos e convites ao movimento, além de dicas de interação com a família.

Atuação das famílias

Neste momento contamos com o apoio das famílias para essa mediação e supervisão do trabalho online.

O que os adultos precisarão fazer:

  • Entrar diariamente no ambiente “Google Sala de Aula” (no momento que for o melhor para a rotina de cada família).
  • Ler a rotina do respectivo dia e apoiar as crianças no que precisarem para realizar as atividades. Para acessá-la, clique aqui.
  • Abrir os links com os vídeos e áudios que forem postados para as crianças (quando a criança precisar deste apoio).
  • Eventualmente postar algo que foi realizado pela criança (somente quando solicitado pelos professores). Auxiliar os alunos a acessarem o e-mail que foi enviado pela escola com orientações gerais, escritas especialmente para eles.

Encaminhamento de dúvidas

É comum que surjam dúvidas e as professoras estarão à disposição para apoiar os alunos. Para isso, teremos plantões nos seguintes dias e horários conforme descrito aqui. Os professores especialistas responderão dúvidas colocadas em comentários das atividades do “Google Sala da Aula” ou pelo Hangouts.

canal de mensagens sala de aula, via Agenda Edu, também estará aberto para que os pais possam entrar em contato com as professoras e com a escola. As perguntas enviadas até às 9h (período da manhã) e 14h (período da tarde) serão respondidas no mesmo dia, dentro do horário de aula regular da criança. As perguntas enviadas fora deste horário serão respondidas no dia seguinte. Caso precisem de ajuda para usar este recurso, por favor, nos procurem por e-mail.

Agradecemos imensamente a parceria de todos, que mais uma vez se revela tão essencial para o percurso escolar dos nossos alunos. Nos próximos dias, convidaremos vocês para nos contar como tem sido a experiência em casa e assim poderemos ajustar e aprimorar o nosso trabalho à distância.

Já estamos com saudade, enviem a eles os nossos “beijinhos virtuais”.

Se seu filho participa de atividades extracurriculares na escola, aguarde novo comunicado com orientações amanhã!

Um abraço!

EQUIPE DO FUNDAMENTAL 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top