skip to Main Content

Coronavírus – EI Orientações para as atividades on-line

Coronavírus – 26/05/2020

Caras famílias,

Com o intuito de reiterar nosso compromisso em zelar pelas aprendizagens das crianças e oferecer, em atitude de reciprocidade, o apoio que nos tem sido dado por todos vocês ao longo desse período de distanciamento, apresentamos o nosso Plano de Contrapartidas, fruto da escuta de nossa comunidade e de reflexões e trabalho de nossa equipe. O Plano de Contrapartidas consiste em:

NO ÂMBITO PEDAGÓGICO

Nossa proposta de trabalho não presencial está se desenvolvendo com crescentes aprimoramentos. Reconhecemos, no entanto, o desafio das famílias dos alunos da Educação Infantil,  dado que a pouca autonomia das crianças dessa faixa etária exige a mediação dos adultos em casa. Temos nos empenhado em oferecer suporte às famílias com orientações, encontros com as professoras e Lives, contudo reconhecemos a importância e o valor de ampliar o tempo de trabalho pedagógico e as oportunidades de convivência, no retorno.

Considerando as demandas específicas de cada segmento, desenhamos como propostas para as turmas de Educação Infantil, sem custo adicional às famílias:

Prolongamento do calendário letivo:

Os alunos terão o período de aulas estendido até o dia 18 de dezembro.

Participação no Programa Santi Integral

Cada aluno poderá usufruir de 10 períodos do programa Santi Integral, com agendamento prévio feito pela família, sujeito a um  limite de vagas por dia.

Manhã –  Integral: das 7h às 13h // Semi Integral: das 10h às 13h

Tarde –  Integral: das 12h às 19h // Semi Integral: das 12h às 15h30 ou 15h30 às 19h

Período: de agosto a dezembro de 2020.

Oficinas durante parte dos períodos de férias:

Com propostas voltadas às linguagens da arte e do corpo, as crianças poderão ampliar suas experiências e o tempo de interação com colegas e profissionais da escola.

Período: julho de 2020 e janeiro de 2021 (2 semanas em cada período)

Frequência: diária com duração do tempo regular de aula.

Importante: todos os períodos mencionados acima estão sujeitos a alteração, a depender das próximas determinações dos órgãos oficiais em relação à data de encerramento do distanciamento social.

Informações mais precisas sobre data de início, dias da semana e local das atividades serão enviadas mais adiante, junto com os processos de inscrição dos alunos.

NO ÂMBITO FINANCEIRO

Para além de todo trabalho para superar os desafios tecnológicos, pedagógicos e de convivência impostos pela pandemia, trabalhamos incansavelmente nas últimas semanas, em conjunto com a Saber, para contribuir minimamente com os desafios econômicos e financeiros da nossa comunidade.

Estamos aguardando a conclusão do estudo, por parte da Saber, sobre novas possibilidades de redução de custos para proporcionar eventual redução na anuidade. Sabemos que o estudo tem como prioridade, neste momento, o segmento da Educação Infantil.

Lembramos que desde março, às famílias que nos solicitaram apoio, oferecemos a suspensão do pagamento da anuidade com possibilidade de reparcelamento posterior. Conforme comunicado anteriormente, para a mensalidade de junho, ampliaremos para todas as famílias a possibilidade de parcelar o valor total em 6 vezes no cartão de crédito. Esta implantação está na fase de testes finais. Enviaremos orientações nos próximos dias e, caso seja necessário, adiaremos o vencimento dos boletos das famílias que fizerem essa opção.

Esperamos que essas medidas possam transparecer nosso desejo de cultivar os sentimentos de cumplicidade e apoio neste momento tão difícil que juntos atravessamos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coronavírus – 06/04/2020

Caras famílias,

Temos buscado, semanalmente, aprimorar e ampliar a nossa interação com os pequenos e pequenas. 

Para oferecer maior proximidade com o modelo de aula presencial,  estruturamos, em todas as turmas do Infantil 1 ao T5, momentos diários com vídeos gravados pelos professore e/ou interações ao vivo (on-line).

  • Vídeos: neles os professores farão encaminhamentos das atividades. Serão postados no Padlet e as crianças poderão assistir em qualquer momento da rotina.

  • Interações ao vivo: encontros no Hangouts/Google Meet entre a professora e as crianças, em pequenos grupos ou individuais (Infantil 1), com horário marcado.

Acreditamos que essa ação representa mais um passo importante nesse contexto provisório e que aproximará ainda mais as crianças da escola.

HORÁRIO DAS INTERAÇÕES AO VIVO:

Infantil 1 

  • Encontros em pequenos grupos: os horários serão comunicados pelas professoras no Padlet até amanhã e acontecerão dentro dos intervalos indicados no quadro abaixo. 

  • Encontros individuais: deverão ser agendados pelas famílias dentre as opções disponibilizados pela professora no Padlet.

T4 e T5

  • Encontros em pequenos grupos: os horários de cada grupo já foram comunicados pelas professoras, no Padlet, no final da semana passada, e acontecerão dentro dos intervalos indicados no quadro abaixo. 

Nossos canais de comunicação com vocês permanecem abertos pelas mensagens da Agenda Edu, email e também Hangouts Chat. Estamos, como sempre, à disposição.

Um abraço,

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coronavírus – 17/03/2020

Caras famílias,

Nos últimos dias, toda nossa equipe esteve trabalhando intensamente na preparação das atividades on-line para que os alunos da Educação Infantil ao 9° ano possam viver em casa, a partir de amanhã, uma rotina que os mantenha conectados conosco.

Diante dessa situação nova e desafiadora, nos dedicamos a buscar o melhor caminho, em cada segmento, para manter o vínculo com as crianças e dar continuidade às atividades do cotidiano escolar, à distância. Os próximos três dias serão de adaptação para todos e aproveitaremos para fazer os ajustes necessários e adequações a partir dos problemas não previstos. Lembramos que estamos todos aprendendo e esperamos aproveitar ao máximo esta oportunidade enquanto comunidade.  

Os recursos que utilizaremos

No caso da Educação Infantil selecionamos o Padlet como recurso tecnológico, por oferecer a possibilidade de interações por meio de textos, vídeos e imagens, meios que consideramos mais adequados para a comunicação com as crianças neste contexto. Segue anexo um tutorial com todas as orientações necessárias para acessar e realizar as atividades propostas.

Enviamos também um kit com materiais, preparado pelas professoras, que serão utilizados ao longo dos dias. As famílias que ainda não retiraram poderão fazer isso amanhã (18/03) das 7h30 às 11h30.

Embora as orientações se concentrem num ambiente virtual, nos esforçamos ao máximo para aproximar as atividades da forma como acontecem na escola, considerando o tempo que as crianças passam diariamente conosco. Assim, a maioria das propostas as convocam a atuar fora das telas, em interação com materiais de arte, jogos matemáticos, histórias, com convites a brincadeiras e ao movimento, além de dicas de interação com a família. 

Para que as crianças possam “encontrar” suas professoras e professores, polivalentes e especialistas, enviaremos também vídeos direcionados especialmente a elas.

Atuação das famílias

Neste momento não podemos esperar autonomia das crianças nem para acessar, nem para permanecer no ambiente sem a supervisão de um adulto, por isso contamos com o apoio das famílias para essa mediação.

O que os adultos precisarão fazer:

  • Entrar diariamente com as crianças no Padlet (no momento que for o melhor para a rotina de cada família).
  • Ler as propostas na lista da rotina do respectivo dia e apoiar as crianças no que precisarem para realizar as atividades.
  • Abrir os links com os vídeos e áudios que forem postados para as crianças.
  • Eventualmente postar algo que foi realizado pela criança (somente quando solicitado pelos professores).

Encaminhamento de dúvidas

É comum que surjam dúvidas durante a exploração do ambiente e as professoras estarão à disposição para apoiá-los, basta que enviem suas perguntas, pelo canal de mensagens sala de aula, pelo aplicativo Agenda Edu. As perguntas enviadas até às 9h (período da manhã) e 14h (período da tarde) serão respondidas no mesmo dia, dentro do horário de aula regular da criança.  As perguntas enviadas fora deste horário serão respondidas no dia seguinte. Caso precisem de ajuda para utilizar este recurso, por favor, nos procurem por e-mail.

Agradecemos imensamente a parceria de todos, que mais uma vez se revela tão essencial para o percurso escolar das crianças. Nos próximos dias, convidaremos vocês para nos contar como tem sido a experiência em casa e assim poderemos ajustar e aprimorar o nosso trabalho à distância.

Já estamos com saudade dos nossos pequenos, enviem a eles os nossos “beijinhos virtuais”.

Se seu filho participa de atividades extracurriculares na escola, aguarde novo comunicado com orientações amanhã!

Um abraço!

EQUIPE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top