skip to Main Content

Coronavírus – Informações sobre férias e retorno das aulas – Ed infantil ao EF2

Queridas famílias,

Esperamos que todos estejam bem e em segurança.

Nesta quarta-feira, 24/06, foi apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo o Plano de Retorno da Educação, parte integrante do Plano São Paulo.

Como temos feito desde o início da pandemia, continuamos nos pautando nas orientações dos órgãos oficiais de Saúde e Educação para tomarmos as decisões e medidas mais adequadas para salvaguardar nossos alunos, equipe e comunidade. As decisões apresentadas serão ainda oficializadas por meio de decreto, que será publicado no início do mês de julho. Neste momento, gostaríamos de compartilhar informações relevantes do Plano e suas implicações em relação a nossa escola.

  • A nova previsão de data para o retorno das atividades presenciais é 08/09/2020. Com isso, a retomada das aulas na Santi em 04/08, após o período de férias, terá continuidade no ambiente digital, com manutenção e investimento nos momentos de interação com os professores e entre alunos e alunas.
  • A retomada das atividades presenciais acontecerá de forma progressiva e prevê um retorno com escalonamento dos alunos. Na 1ª fase poderão frequentar a escola 35% dos alunos, na 2ª fase 70% e na 3ª 100%. Para organizar o escalonamento na primeira fase, enviaremos uma pesquisa no final do mês julho, com o objetivo de identificar alunos que fazem parte de grupos de risco e também para conhecer as intenções de cada família em relação ao retorno das crianças e adolescentes para a escola.
  • O Plano de Retorno da Escola Santi será ajustado conforme os protocolos apresentados pelo Governo. O nosso plano, conforme já explicitamos, tem sido  construído em parceria com o grupo Saber e sob a orientação de um comitê formado por especialistas. Reafirmamos que um Guia com todos os protocolos será enviado com a antecedência necessária e junto com a abertura de espaços de diálogo com a equipe de gestão, para que possamos partilhar todos os detalhes necessários antes da efetiva reabertura da escola.

É importante salientarmos que algumas informações contidas neste comunicado estão sujeitas a alterações, dado que as condições e a data de retorno previstas estão submetidas ao atingimento de indicadores de saúde definidos no Plano São Paulo.

Reiteramos nosso compromisso com o aprimoramento constante das ações que pautam nossa relação com os alunos no pedagógico e nas interações de vínculo. Também com as famílias reafirmamos o desejo de preservar a proximidade, a abertura e a transparência, tão importantes para a nossa parceria.

Agradecemos os esforços e a compreensão de todos.

Um forte abraço!

EQUIPE SANTI

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Caras famílias, 

Esperamos que estejam todos bem.

Seguimos dando continuidade ao trabalho com nossos queridos alunos e alunas, com o processo de aulas remotas bem estruturado e com as oportunidades de melhorias contínuas. Caminhamos para a finalização do semestre e gostaríamos de compartilhar notícias sobre o período de férias e sobre o que estamos preparando para o retorno das aulas no mês de agosto.

Datas de início e término do período de férias

As férias escolares tem início no dia 01 de julho (quarta-feira). Ainda aguardamos uma posição definitiva dos órgãos oficiais do Estado de São Paulo sobre a data de autorização para o retorno no formato presencial. Diante deste cenário de incertezas, avaliamos como prudente retomar o  trabalho com a equipe docente antes da chegada dos alunos, alterando em um dia o retorno das aulas. Assim poderemos nos preparar para o recomeço, com tudo o que for necessário para que ele aconteça da melhor maneira para os alunos.

O retorno às aulas acontecerá para todas as turmas no dia 04 de agosto (terça-feira) e assim que tivermos uma posição clara, informaremos qual será o formato das aulas, se no formato híbrido (presencial + remoto) ou se seguiremos exclusivamente com as  aulas remotas.

Plano de retorno para o formato presencial

Considerando a possibilidade de retornarmos presencialmente, estamos trabalhando de forma enérgica na construção do plano de reabertura, tomando como base, como já comunicamos antes, referências de boas práticas internacionais que temos acompanhado e orientações do Dr. João Prates – Infectologista – que presta assessoria técnica para a rede de escolas da Saber, responsável pela validação de todos os protocolos.

Um plano eficiente de reabertura demanda um planejamento pensado em detalhes, além de todo preparo da equipe e adaptações nas instalações da escola. Este trabalho já foi iniciado aqui na Santi, tanto com a nossa equipe interna, quanto com os parceiros terceirizados (limpeza, alimentação, transporte e SantiMais) .

São medidas abrangentes e, por isso,  serão comunicadas ainda com maior detalhamento às famílias, antes da reabertura da escola. Estamos trabalhando na construção de um Guia completo com todos os protocolos.

Por ora, gostaríamos de compartilhar um pouco mais de informações sobre algumas medidas e pilares que este plano contempla:

SEGURANÇA E ROTINAS PREVENTIVAS:

Medidas de triagem: identificação de alunos e funcionários que pertencem aos grupos de risco; checagem diária da temperatura de todos (alunos e funcionários); declaração periódica do estado de saúde de alunos assinada pelos responsáveis (modelo será fornecido pela escola); higienização das mochilas, calçados e troca de máscara na entrada da escola; 

Medidas de distanciamento: Rotinas de revezamento dos horários de entrada, saída, recreação, alimentação e demais deslocamentos coletivos dos estudantes no ambiente escolar; sinalização de rotas dentro da escola para que os alunos mantenham distância entre si; salas de aulas organizadas para manter o espaço fixo de distanciamento entre os alunos; escala de uso dos espaços externos;

Medidas de higiene e saúde: fornecimento, por parte da escola, de máscaras para todos os alunos (uso de máscaras a partir do 1º ano) e funcionários; uso permanente e orientação para a troca de máscaras a cada 2 horas; rotinas guiadas de lavagem periódica das mãos durante o período; uso de copos e garrafas individuais (bebedouros disponíveis apenas para abastecimento das garrafas); campanhas internas e externas de conscientização sobre higiene e sintomas da doença; orientação à equipe escolar para identificação dos sintomas e procedimentos em caso de suspeita de contaminação; definição de ambiente para promoção do isolamento imediato de qualquer pessoa que apresente os sintomas característicos de contaminação e orientação aos familiares, orientações para ações de cuidado antes (no trajeto) e após a escola.

Aulas presenciais rotativas: para garantir o distanciamento necessário será preciso atuar com um número reduzido de alunos por sala. Estamos realizando estudo do espaços e em breve enviaremos notícias mais detalhadas sobre o plano de escalonamento de alunos, caso o retorno se confirme no formato presencial.

Medidas de sanitização e limpeza: rotina ampliada de limpeza dos espaços e uso de materiais e produtos específicos (seguindo protocolos); higienização constante das superfícies de contato comuns (corrimão, maçaneta das portas, etc); Higienização dos calçados em todas as entradas da escola.

Rotina de alimentação: funcionamento diferenciado da cantina e do restaurante para evitar aglomerações, planejamento de espaços definidos e demarcados para o momento do lanche e do almoço.

SAÚDE EMOCIONAL E ACOLHIMENTO:

Contamos com a assessoria do Grupo Convivere+, por meio de orientações formativas, planejamento de ações e de Sequências Didáticas para apoiar a saúde mental dos alunos e da equipe.

DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Com foco no aprendizado dos alunos e alinhado com o nosso plano de contrapartidas para cada segmento (detalhado no comunicado do dia 26/05/2020) nos comprometemos no retorno presencial, monitorar e mapear as intervenções que se façam necessárias para aprimorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, buscando sanar possíveis lacunas de aprendizagem oriundas deste período de aulas remotas.

RODAS DE CONVERSA COM A GESTÃO:

Antes do retorno presencial, realizaremos Rodas de Conversa com as famílias, para que possamos responder dúvidas e ouvir preocupações da comunidade. 

Sabemos que a volta exigirá uma rotina bem diferente daquela que estávamos acostumados, com protocolos de convivência que estão sendo incorporados à cultura mundial e isso inclui o ambiente escolar, no qual teremos que desenvolver novos hábitos e procedimentos. Seremos exaustivos nos esforços para proporcionar um ambiente seguro para toda a nossa comunidade.

Logo voltaremos a nos comunicar, trazendo mais detalhes de nosso planejamento.

Agradecemos a confiança, a compreensão e a parceria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top