De pouquinho em pouquinho, podemos salvar  a natureza!

Todos conhecemos a importância de proteger a biodiversidade. Afinal, para tudo o que o ser humano faz, é necessário algum recurso natural: a nossa alimentação e fornecimento de água para nossas casas, recursos medicinais e cosméticos, a qualidade do ar que respiramos… Além disso, experiências ao ar livre melhoram nosso bem-estar físico, mental e emocional, como visitas a parques urbanos e a áreas protegidas. Entretanto, vemos todos os dias nossas matas serem cada vez mais devastadas, nosso ar e água mais poluídos e o meio ambiente mais prejudicado.

Frente a isso, não podemos ficar parados!

Cada ação de defesa da natureza, por menor que seja, já contribui para que o cenário macro seja protegido e preservado, cada vez por mais pessoas. E é por isso que seremos parceiros do Projeto TiNis!

Acreditando que as crianças conseguem ver a vida de uma forma especial, o projeto surgiu com o peruano Joaquín Léguia que, depois de passar a infância vivendo no jardim de sua avó, com seu irmão, entendeu: o que fazemos às demais pessoas e à natureza, fazemos também a nós mesmos. Essa conclusão incitou Joaquín a iniciar um movimento para que as crianças de todo o mundo possam crescer em contato com a natureza, desenvolvendo empatia por todas as formas de vida, como ele um dia teve a oportunidade. Foi assim que nasceu  o “Projeto TiNis”!

As TiNis são pedaços de terra para crianças e adolescentes cultivarem a vida, gerando bem-estar para si mesmos, para outras pessoas e para o meio ambiente, transformando os jovens em agentes de mudança para um mundo sustentável. Inclusive, os criadores do projeto disponibilizaram um Guia para pequenos criadores de TiNis, que você acessa gratuitamente! Nele, você pode conhecer mais sobre o programa, e como criar o seu próprio espaço. O guia é completo e em português; afinal, apesar de as TiNis terem surgido no Peru, elas já estão presentes em diversos países, inclusive no Brasil.

O projeto, a princípio, é focado na conscientização e incitação de um desejo sustentável nos mais novos. Mas, como sabemos, as crianças se espelham nos mais velhos e, por isso, é necessário que os familiares e docentes deem o exemplo. Pensando nisso, o TiNis iniciou, no dia 09/09, um curso online para Educadores, que tem como objetivo ensinar os professores e coordenadores a nutrir o vínculo entre criança e natureza por meio do plantio e ajudá-las a tornarem-se agentes de transformação para um mundo mais sustentável!

Aqui na Santi, teremos a participação da Amanda Leite (Comunicadora da Santi) e da Camila Albuquerque de Mauro (Coordenadora de Atividades Extracurriculares e Eventos da Santi) no curso. Animada para participar do projeto TINis, a  Camila contou quais são os planos para colocarmos em prática com os nossos alunos, juntamente com o Santi Sustentável, as práticas do projeto de Joaquín:

“Acreditamos muito na importância da formação do indivíduo, da consciência de atuação que começa dentro da escola, e que consequentemente atinge as casas dos nossos alunos, dos nossos funcionários e por aí vai. É uma mudança de comportamento para além dos muros da escola, contribuindo para um mundo mais sustentável.

O Santi Sustentável é um programa que reúne todas as ações da Santi relacionadas a esse tema. Nossa escola é reconhecida pela importância que dá à formação do aluno para o desenvolvimento sustentável, considerando o tripé ambiental, social e econômico. Nossos colaboradores se reúnem periodicamente para incentivar a conexão permanente de toda a comunidade com essa temática, promovendo ações, realizando pesquisas e relembrando a importância das práticas sustentáveis.

Famílias voluntárias se engajam em ações, no intuito de contribuir para a conscientização e para um mundo melhor, e crianças e jovens participam de propostas curriculares transversais, que possibilitam a aprendizagem e a consciência de que a sua atuação pode fazer diferença. Ficamos felizes em dizer que a Santi já tinha o projeto de criar uma horta na escola e, agora, com o Projeto e o Curso TiNis, iremos colocar a mão na massa – ou melhor, a mão na terra – e finalmente realizar esse desejo!

Não nos esqueçamos nunca de toda a importância de proteger e preservar nosso mundo! Juntos, vamos conseguir salvar nosso meio ambiente e proteger a biodiversidade do planeta! Conta aqui embaixo para a gente: quais atitudes sustentáveis você e sua família realizam em casa?