O Centro de Memória do Circo de São Paulo reúne várias atividades para diferentes gostos e idades. Aqui, reunimos a programação do mês de setembro.

Visita Mediada à exposição “Hoje Tem Espetáculo”

O Educativo do Centro de Memória do Circo conduz o público pela exposição “Hoje Tem Espetáculo”. Percorrendo seus principais núcleos:

Onde: Térreo e sobreloja
Inscrições: educativocmc@hotmail.com
Duração: 60 min
Gênero: Encontro
Classificação: Livre
Gratuito 

Visita Mediada ao Acervo

Conduzida pela equipe do Centro de Memória do Circo, a visita apresenta o acervo da instituição e as técnicas e procedimentos utilizados em sua preservação, além de aspectos da criação de uma museologia própria voltada para o circo.

Onde: Sobreloja
Quando: 20/09 às 14h
Inscrições: memoriadocirco@gmail.com
Duração: 60 min
Gênero: Encontro
Classificação: Livre 
Gratuito

A Mulher do Circo

Abertura do Ciclo A MULHER NO CIRCO com cerimônia de confraternização entre mulheres circenses de diferentes gerações e formações, como Maria Druck e Maira Campos (equilibrismo no arame), Daniele Siqueira (malabarismo), Lily Curcio, a palhaça Jasmin, Mafê Vieira e Giulia Cooper (apresentação), Amercy Marrocos, Marilia de Dirceu, Florcita, Tania Fabri, entre outras.

Onde: Sala Olido – Centro Cultural Olido
Quando: 26/09 às 18h
Gênero: Encontro, Circo
Duração: 120 min
Gratuito

Circo Democrático da Bélgica

No espetáculo “O Circo Democrático da Bélgica” os espectadores têm o direito e o dever de votar para decidir a forma e o conteúdo do que assistem. À primeira vista, é um cabaré, onde tudo parece possível: um ato de malabarismo com pratos de porcelana, um número de sapateado em botas de esqui ou um salto de 4m de altura em uma piscina de 30 cm de profundidade.

Onde: Corredor Centro Cultural Olido
Quando: 28/09 às 14h
Duração: 60 min
Gênero: Espetáculo, Circo 
Classificação: Livre 
Gratuito

Sarau do Circo

Sarau do Circo é um espetáculo que apresenta artistas circenses de diferentes expressões, conta com a participação especial dos mestres e aprendizes do Centro de Memória do Circo, e abre espaço para o público se expressar no seu picadeiro improvisado.

Este mês, o Sarau do Circo integra a programação do Festival 70+ da Secretaria Municipal de Cultura, e tem atrações na faixa dos 70 anos de idade, como o mágico Rokan e sua partner Ranny, os palhaços Pepin e Florcita , o malabarista Bruno Edson e as mestras Marilia Pereira e Amercy Marrocos. Apresentamos também a Jovem aprendiz do Programa Sou de Circo, Yvie Tinoco, que junto com Paollo Preto forma a Cia. das Dores Circo Teatro. Tudo isso ao som da Banda A4 PB (Ayrton Mugnaini JR, Dinho Nascimento, Jorge Dersu, Marcos Gil e Tetê Purezempla), que toca ao vivo músicas clássicas do cancioneiro circense.

Onde: Vitrine da Dança
Quando: 29/09 às 18h
Gênero: Espetáculo, Circo
Duração: 90 min
Gratuito

Encontros de Estudo da Palhaçaria

O Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP) é um coletivo independente, que realiza um encontro semanal no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço, tem como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo clownesco.

Onde: Sobreloja
Quando: 03, 10, 17 e 24/09 às 14h
Duração: 120 min
Gênero: Encontro, Circo 
Classificação: Livre 
Gratuito

 

Cine Circo apresenta: Chocolate (2016) com comentários de Pascoal da Conceição e Heraldo Firmino

Atividade realizada pelo CMC desde 2010, consiste na exibição de filmes que abordam o tema circo em suas narrativas, seguido de debates com seus realizadores, artistas e estudiosos. Em setembro, numa parceria com a California Filmes, o Cine Circo apresenta o filme Chocolate.

O jovem negro Rafael Padilha (Omar Sy) nasceu em Cuba em 1868 e foi vendido ainda criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado por um palhaço que o coloca em suas apresentações. Padilha passa a ser conhecido como Chocolat, o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século XIX. A sessão será comentada por Heraldo Firmino, coordenador do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria, e pelo ator Pascoal da Conceição.

Onde: Cine Olido (Concentração: 18h no Espaço Café dos Artistas)
Quando: 03/09 às 18h30
Gênero: Cinema, Circo, Encontro, Debate
Duração: 180 min
Gratuito

 

O QUE: Programação mensal do Centro de Memória do Circo de São Paulo
ONDE
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Av. São João, 473 – Centro
Centro Cultural Olido – Térreo e sobreloja
QUANDO:
De 15 a 30 de setembro, sábados e domingos às 15h
QUANTO: De R$20,00 a R$40,00

 

Categorias: Passeios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *