EX-ALUNO: Felipe Ronco

Ano de formação na Santi: 2001

Onde fez o ensino médio: Colégio Bandeirantes

Faculdade: Direito na PUC/SP

Profissão: Advogado (trabalha no Carvalhosa e Eizirik Advogados)

Lembranças da Santi

Tenho visto de forma cada vez mais recorrente na mídia a questão do “bullying”. Não consigo me lembrar de ter presenciado isso sequer uma vez na minha época de Santi. Lá todos me pareciam uma família, alunos e professores, e, descontadas as diferenças inevitáveis da diferente formação familiar de cada um, tudo parecia se resolver pelo diálogo. Uma coisa que eu não esqueço é a preparação para as feiras anuais de ciência e de comunicação. Era uma festa. Todos os alunos interagiam, e ficavam, nos dias que precediam os eventos, integralmente dedicados a preparar apresentações criativas e inusitadas.

Escolha profissional

Não sei se ter estudado na Santi influenciou diretamente a minha escolha profissional, mas uma coisa, eu não tenho dúvidas, o ambiente familiar e acolhedor da escola fez de mim uma criança mais segura, criativa e, principalmente, me ensinou a ter senso crítico nas minhas decisões, o que, em última análise, acredito ter sido primordial para a minha bem sucedida escolha profissional. Recentemente participei como membro da equipe da PUC/SP em uma competição de arbitragem internacional em Viena na Áustria, um evento bem importante na minha área.

Planos futuros

Pretendo continuar advogando, estudando e, principalmente, passar um tempo no exterior. Sempre quis morar um tempo fora, conhecer outras pessoas, cultura e comportamentos. Acredito que isso altera de forma bastante positiva as nossas perspectivas e objetivos de vida.

Uma dica para os alunos da Santi

Gostaria de indicar um livro que eu me lembro de ter lido na própria Santi: Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. Não que eu tenha me identificado, mas me serviu de alerta para o perigo dos abusos que cometemos às vezes de forma impensada quando ainda somos muito jovens.