skip to Main Content

Formando leitores literários

Não importa em qual momento da vida, a literatura é essencial para o nosso desenvolvimento. Por meio da leitura, passamos a entender o mundo através de diferentes ideias e pontos de vista, abordando questões relevantes sobre a vida e a sociedade, e permitindo que a criança vivencie diversas experiências incríveis narradas em cada página. Justamente por isso, a formação de leitores literários é um projeto de muita relevância para todas as escolas e segmentos, visto que além de auxiliar diretamente no processo de aprendizagem da linguagem escrita, ela nos torna mais compreensivos e abertos para os encontros que o mundo proporciona, oferecendo momentos de conforto, aprofundamento e descoberta, principalmente diante de um contexto tão caótico, onde somos bombardeados de informações e conteúdos superficiais constantemente. 

A formação do leitor literário é uma tarefa desafiadora que a Santi abraça desde a infância com cada aluno que entra na escola, para que antes de serem alfabetizados, passem a se relacionar com a leitura de forma prazerosa e lúdica. “A formação do leitor acontece desde o primeiro contato com os livros, com as crianças ainda bem pequenas”, relata Dami Cunha, diretora pedagógica. “Essa relação precisa ser qualificada para que se construa um vínculo afetivo com a literatura desde sempre”. Segundo Marcos Panontin, responsável pela nossa biblioteca, esse processo é complexo e acontece de diversas maneiras, começando pelo trabalho realizado em sala de aula pelos professores, que leem em voz alta para os mais novos, selecionam criteriosamente as histórias, abordando diversos gêneros literários, e elaboram possíveis perguntas e intervenções que tornarão a leitura ainda mais significativa para cada faixa etária. Desta forma, ensinamos nossos alunos a se relacionarem com os livros, tê-los nas mãos, apreciarem as histórias até o final e observarem cuidadosamente as ilustrações para que compartilhem suas impressões e sentimentos com adultos e colegas, em situações que proporcionam aprendizado e convívio para fortalecer os laços com os livros.  Por isso, os momentos de leitura são sempre tratados de forma especial na escola, promovendo espaços de mediação de leitura que ajudam as crianças a desenvolverem comportamentos leitores, a fazerem interferências e avançarem para outras camadas de conhecimento. 

Para auxiliar nesse processo, os familiares podem e devem participar e proporcionar boas experiências de leitura para as crianças. O hábito de ler em conjunto, principalmente em família, envolve afeto e ajuda a construir sentido para aquela atividade. “As crianças se vinculam de forma especial com os livros que levam da biblioteca quando a família se envolve com essas leituras em casa, e sua participação nas rodas de conversa se torna muito mais rica”, afirma Dami. “Mesmo para os alunos mais velhos, que podem ler por si mesmos, continua sendo importante guardar momentos para ler em família, e reforçar essas experiências em casa e na escola constituem alunos como participantes de uma comunidade leitora”. Portanto, as famílias também possuem papel fundamental na formação leitora de crianças e adolescentes, ajudando na seleção de bons livros e provocando dúvidas e questionamentos para os pequenos. Reservar momentos da semana para ler com seu filho ou criar uma rotina de leitura coletiva familiar também podem se tornar bons momentos para fortalecer os vínculos familiares e facilitar o acesso das crianças à cultura. Sabemos que é difícil competir com filmes, brincadeiras e redes sociais, pois a leitura demanda muito mais esforço e concentração dos pequenos. Mas ao descobrirem o prazer de ler, eles entram em contato com inúmeras competências e habilidades importantes para a vida escolar e profissional, que contribuem para a criatividade, ajudam na capacidade de se expressar e abrem portas para novas perspectivas e possibilidades de aprendizado e compreensão do mundo. Os familiares podem e devem participar de boas experiências de leitura com seus filhos. 

Caso tenha dúvidas de por onde começar, entre em contato com a nossa biblioteca! Hoje, a nossa escola conta com cerca de 10 mil títulos, que vão desde a educação infantil até livros para jovens adultos, abordando gêneros literários e temas diversos. É muita coisa, né? Mas não precisa se preocupar,  a gente te ajuda a escolher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top