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Meditação – Dia 11: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

09/04/2020 – Dia 11: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Para hoje, trazemos uma prática de mindfulness para o dia a dia chamada Mindful Eating, na qual levamos a atenção plena para a atividade de se alimentar.

Tudo preparado com carinho, no intuito de levar momentos de atenção plena a educadores, alunos e suas famílias.

–  Mindful eating para crianças – a Dani explica para as crianças como usar o “comer” para treinar sua atenção, inclusive convidando-as para praticar com alimentos que tiverem em casa ou até mesmo os chocolates que talvez irão  ganhar (isso se o coelhinho não estiver em quarentena também rsrs).

Mindful eating para adolescentes – a instrutora Selene guia adolescentes a experimentarem a prática de alimentação com consciência plena e também dá sugestões de outras atividades do cotidiano que podemos usar para praticar mindfulness.

– PARA OS PAIS E EDUCADORES – a Live que fizemos ontem sobre práticas de mindfulness para fazer em família está disponível hoje para quem quiser assistir no stories no Instagram.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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07/04/2020 – Dia 10: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Nesta semana em que seguimos de quarentena, nós da MindKids preparamos um material, com muito carinho, no intuito de levar momentos de atenção plena a educadores, alunos e suas famílias.

Compartilhamos:

– um divertido jogo de atenção plena para fazer em casaconfira no vídeo a condução da nossa instrutora Paula Gratão.

– um áudio de meditação guiada em que a instrutora de mindfulness para jovens e adultos Selene Sacadura nos convida a encontrar o equilíbrio interior.

–  Para as famílias um convite muito especial: na quarta-feira dia 08/04 às 20h tem live com práticas de mindfulness para fazer em casa em família, uma iniciativa de Juan Uribe Inglês Afetivo em parceria com a MindKids, são todos bem-vindos!  Confira no Instagram.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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03/04/2020 – Dia 9: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

No material de hoje, compartilhamos:

– Um vídeo com prática para crianças que nos ajuda a conectar com nossa respiração. 

– Uma animação sobre as muitas ideias que habitam nossa mente, algumas virtuosas e outras nem tanto, e como mindfulness nos empodera, adolescentes e adultos, ao sermos mais capazes de alimentar aquilo que é benéfico.

– Para pais e professores um convite muito especial: participar de uma prática online e gratuita hoje às 14h, realizada pela Porvir – Inovações em Educação em parceria com a MindKids, são todos bem-vindos! Inscrição sem custo.

Ao longo deste mês e enquanto durar a quarentena, disponibilizaremos estes materiais 2 vezes por semana, com o intuito de contribuir neste período, apoiando a práticas dos alunos e professores das nossas escolas parceiras. Caso achem interessante, fiquem à vontade para compartilhar os materiais que forem sendo enviados com estudantes e famílias em suas redes sociais também.

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31/03/2020 – Dia 8: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

O material de hoje convida a todos, alunos, famílias e professores a praticarem mindfulness através de uma meditação que por vezes é chamada de heartfulness ou práticas de bondade amorosa.

Os benefícios desta prática vem sendo estudados pela ciência e podem ser encontrados neste artigo de Emma Seppala, da Universidade de Stanford, intitulado “18 razões baseadas em ciência para praticar a bondade amorosa” .

Nos vídeos a seguir, convidamos crianças e adolescentes a praticarem as versões de heartfulness adaptadas a cada faixa etária:

Vídeo com prática de heartfulness para crianças 

Vídeo com prática de heartfulness para adolescentes 

Áudio de meditação guiada de heartfulness para pais e educadores  

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30/03/2020 – Dia 7: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Seguem as práticas: um vídeo de animação, produzido pela Happify, que ajuda explicar aos adolescentes “porque mindfulness é um super poder”, uma atividade de desenho para as crianças expressarem o que sentiram durante a prática de atenção plena às sensações do corpo e um podcast a educadores e pais abordando o tema: Mindfulness & o Cultivo da Coragem. Espero que gostem!

–  Prática para crianças: Depois de praticar a meditação das sensações seguindo as instruções deste vídeo – a criança pode realizar a atividade nesta mensagem, na qual ela desenha como se sentiu durante a prática.

Prática para adolescentes:  A sugestão de hoje é a animação “Por que Mindfulness é Um Super Poder” no link – produzido pela Happify e narrado por Dan Harris do 10% Happier explica de maneira atraente e divertida como a meditação pode nos ajudar com exemplos da vida cotidiana.

Para pais e educadores: Enfrentar uma quarentena inesperada e todos seus impactos nos negócios, vida e relacionamentos requer coragem! O mindfulness tem a ver com coragem? É esse o tema do podcast.

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27/03/2020 – Dia 6: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer de coração todo o feedback que temos recebido, talvez não estejamos conseguindo responder um a um, mas ficamos muito felizes em saber que as práticas de mindfulness estão sendo úteis de alguma maneira para os alunos em seus e-learnings, e também famílias e professores.

Seguem abaixo novas práticas, preparamos com muito carinho:

–  Prática para crianças: – essa meditação lúdica pode ajudar os pequenos a se acalmarem ao focar nas sensações.

Prática para adolescentes: – A prática de atenção plena às sensações do corpo direcionada para adolescentes pode ajudar a relaxar e soltar gentilmente pensamentos que muitas vezes nos impedem de dormir ou focar nas lições.

Para pais e educadores: – Às vezes, tudo o que a gente precisa é dar uma relaxada, ufa! Este áudio de meditação guiada é sobre isso.

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26/03/2020 – Dia 5: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Abaixo novas práticas de mindfulness que podem ser feitas pelas crianças e adolescentes em suas casas neste período 

–  Prática para as crianças – As borboletas gostam muito de sentir a respiração das crianças! Nesta prática, convide a criança a imaginar uma borboletinha pousando em seu nariz, ela só quer sentir a sua respiração! Mas as borboletas se assustam facilmente, então temos que ficar com o corpo tranquilo, relaxado, só respirando, imaginando que estamos ajudando a borboletinha a se acalmar. Depois de um tempinho, que pode ser uns 30 a 40 segundos, a borboletinha pode voar para o peito, barriga e outras partes do corpo, de acordo com interesse da criança.


Prática para adolescentes: nossa instrutora Daniela Gutglas guia uma prática de atenção plena à respiração que pode ajudar no foco e atenção.

– Para pais e educadores: Na semana que vem faremos um novo encontro para prática on-line, compartilharemos informações nos próximos dias.

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25/03/2020 – Dia 4: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Mais uma vez aqui para compartilhar novas práticas de mindfulness para crianças e adolescentes, preparadas com muito carinho. Estamos comprometidos em contribuir, um pouquinho que seja, para famílias e alunos encontrarem uns minutos para aquietar, em meio a tantas incertezas e medos.

Prática para crianças: nossa instrutora Paula Gratão guia uma linda prática de atenção plena à respiração, usando o personagem da borboleta.

Prática para adolescentes: você tem 3 minutos? Entre uma aula do e-learning e outra, entre uma atividade e a próxima, antes da lição ou depois do banho, que tal dedicar 3 minutos do seu dia para começar cultivar um pouco de foco e atenção com este áudio guiado.

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24/03/2020 – Dia 3: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Hoje compartilharemos práticas para crianças e adolescentes na forma de texto e imagens, as quais ilustram, de maneira didática, as meditações explicadas nos vídeos de ontem.

–  Prática para as crianças:
Este exercício das 5 respirações é uma excelente maneira de se acalmar. Ele traz o corpo de volta ao equilíbrio, aprofundando a respiração e diminuindo a frequência cardíaca, enquanto nos faz retornar ao foco. Além de fácil, é um exercício que pode ser feito por qualquer idade, em qualquer lugar e quantas vezes for necessário. Vamos praticar?

– Prática para adolescentes:
Uma forma interessante de meditar que pode ajudar adolescentes a acalmar, reduzindo o stress e melhorando a atenção.

Sente-se com a postura ereta, feche os olhos e mantenha as palavras “Inspira… solta o ar” em mente, toda vez que inspirar/soltar o ar. Não tem problema se distrair. É normal. Se Percebe… Relaxa… E Volta a prestar atenção na respiração. Você pode começar praticando alguns minutos por dia e também ensinar este exercício para quem está a sua volta.

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23/03/2020 – Dia 2: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Dando continuidade ao envio de materiais on-line para a prática de mindfulness, seguem vídeos com conteúdo novo:

Prática para crianças.

Prática para adolescentes.

Para famílias e professores: Áudio de Meditação Guiada “Cultivando a Quietude em Tempos Desafiadores”.

É nossa intenção seguir compartilhando materiais e práticas que possam ajudar estudantes e suas famílias, bem como professores e funcionários da escola a passar por esse período de maneira mais leve.

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20/03/2020 – Dia 1: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Nos últimos dias, temos pensado muito em como contribuir para cuidar da saúde mental de nossa comunidade. Por isso, vamos compartilhar práticas diárias para serem feitas com as crianças e adolescentes, em formato de vídeo e sugestões, além de áudios de meditação guiada, enviados pela Daniela Degani, da Mindkids, professora do curso de mindfulness do 7° ano da Santi e responsável pelos cursos de meditação para nossos pais e professores.

Seguem links das primeiras práticas para as crianças:
Posição de Meditar: clique aqui.
Meditando com atenção plena aos sons: clique aqui. 

E para os adolescentes, segue link para acessar o áudio de meditação guiada.

Clube de Prática Mindkids, encontro gratuito

Dani liberou gratuitamente o acesso à reunião on-line síncrona do Clube de Prática MindKids deste mês para que todos possam participar. Para participar, é preciso se inscrever neste link. O encontro on-line acontecerá no dia 24 de março, das 20h às 21h.

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