skip to Main Content

Mitos

Uma indiazinha tupi e o surgimento da mandioca; Perséfone e Hades e as quatro estações; A origem do dia, a lua e o sol. Como desvendar e definir os costumes de sociedades antigas através das figuras e das narrativas dos mitos?
É esse o desafio dos alunos do 7º ano, que, por meio da leitura e da reflexão crítica de diferentes histórias míticas, identificam a alimentação, os lugares e a cultura de povos específicos. Os alunos analisam, refletem e percebem que o fator primordial na criação dos mitos em todas as sociedades é a tentativa de explicar o surgimento do mundo. Nessa análise eles devem compreender o mito como uma fonte histórica, portanto como um meio de extrair informações sobre como determinado povo vivia. Um dos aspectos mais importantes do projeto é o estímulo ao pensamento crítico e ao questionamento que ele proporciona, o que possibilita a ampliação do repertório cultural dos alunos.
Essa pesquisa acerca do mito e, consequentemente, sobre o povo é organizada em um poster virtual utilizando a plataforma Glogster. Assim, eles têm que organizar as informações em textos sintéticos e pensar em uma apresentação visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top