skip to Main Content

O momento atual e o dia 14/06

O momento atual e o dia 14/06

Vivemos um momento complexo e delicado em nosso país. Independentemente das diversas opiniões e pontos de vista, o momento nos chama a reafirmar princípios e valores.

Em nossa missão, explicitamos nosso compromisso com a formação de pessoas capazes de lidar com a diversidade, por acreditarmos profundamente na riqueza do ambiente diverso para a formação de nossas crianças e jovens. Por isso, nos orgulhamos de ser uma escola onde convivem famílias e funcionários que, em suas individualidades, pensam, sentem e agem de maneiras diferentes, e que compartilham os valores Santi: respeito, coerência, responsabilidade, justiça, confiança, integridade e colaboração.

Nesse contexto, viveremos mais um momento de manifestações políticas de alguns grupos da nossa sociedade no dia 14/06. A posição institucional da Escola Santi neste momento é acolher a diversidade de opiniões individuais existentes em nossa comunidade, e não escolher uma única opinião que represente a instituição.

Honramos as famílias que desejam que seus filhos estejam seguros na escola e com seu processo de aprendizagem garantido – algumas em consonância com as manifestações de descontentamento com as decisões do governo, outras satisfeitas e esperançosas com as mesmas decisões; honramos a equipe Santi, que, com opiniões individuais diversas, vem encontrando formas de se organizar coletivamente e ao mesmo tempo zelar pela identidade, estrutura e funcionamento da escola; honramos os acionistas, atentos à sustentabilidade da Santi; e, por fim, honramos os alunos, que merecem nosso profundo respeito e seu direito de aprender preservado. São eles que nos unem em torno do mesmo propósito.

Assim, nosso desafio tem sido buscar caminhos para que todos os atores deste cenário convivam bem na diversidade, aprendam e se desenvolvam na medida em que são convidados a lidar com as diferenças.

No último sábado, o Sinpro-SP (Sindicato dos professores de São Paulo) aprovou em assembleia a adesão à greve geral no dia 14/6, convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais. Os professores da Santi decidiram, por votação, que irão aderir à paralisação. Reiteramos que o direito à greve é constitucional e deve ser respeitado.

Com relação a como o tema tem sido abordado com os alunos, reforçamos que, como sempre, são apresentados os fatos, se necessário e a depender da idade. Todos os nossos educadores estão alinhados com o nosso compromisso de abrir espaços de reflexão sobre os mais diversos temas da atualidade, apresentando opiniões diversas – favoráveis e contrárias a um mesmo fato ou ideia. Nossa escola está aberta para que todos coloquem suas opiniões, posicionamentos ou crenças e suas razões, sempre que se sentirem à vontade, sem apresentá-los como única verdade ou tentar convencer alguém sobre qualquer posição. Só assim, acreditamos que cumpriremos a nossa missão de “formar pessoas capazes de atuar com consciência, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade humana e à natureza”.

Sobre o funcionamento da escola:

  1. A Santi estará aberta no dia 14/06 com uma equipe de confiança contratada para realizar atividades de recreação com os alunos que estiverem presentes. Pensando na importância do vínculo para os pequenos da Educação Infantil, a monitora Cida e a coordenadora Luana estarão presentes para recepcioná-los e acompanhá-los ao longo do dia. As atividades extracurriculares e SantIntegral acontecerão normalmente.
  2. A prova do Ensino Fundamental 2, prevista para o dia 14/06, será adiada para segunda-feira, 17/06, das 7h30 às 8h30. Em seguida, os alunos terão aula normal.
  3. A Festa Junina acontecerá normalmente no sábado, 15/06.
  4. O dia letivo será reposto na sexta-feira, dia 28/06.

Como sempre, estou à disposição para conversar, esclarecer dúvidas e explicitar os critérios que nos levam a tomar as nossas decisões.

Atenciosamente,

Adriana Cury Sonnewend

Diretora geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top