Produção de autoria de contos de gigantes e duendes

Entre os diversos gêneros, o conto tradicional, por ser um gênero narrativo, é o que possui uma estrutura mais organizada e completa, por isso a importância do trabalho com ele nas séries iniciais do Fundamental I.

Para a produção de autoria deste projeto, são essenciais as propostas de reescritas que acontecem ao longo das séries anteriores e que também fazem parte do primeiro momento deste projeto. Quando propomos a reescrita de um conto de Grimm, por exemplo, propiciamos que as crianças se aproximem da qualidade estética que marca esta literatura e que nem todos os autores atingem em textos de autoria, além disso, a reescrita favorece a formação do leitor e do escritor, pois para reescrever é preciso “desmontar e remontar” um novo texto. Na primeira etapa, correspondente à reescrita, são propostas reflexões e sistematizações de aspectos discursivos, como as questões ortográficas, pontuação, tempo verbal, repetição de palavras, entre outros.

Após esta etapa, os alunos vivenciam pela primeira vez, dentro do gênero conto, a produção de um conto de autoria de duendes e gigantes. Os contos de autoria são aqueles em que a produção supõe que os alunos criem um texto que não existe a partir de um novo conteúdo temático.

Esta produção, feita em dupla, é fundamental para a aquisição da consciência escritora dos alunos, pois possibilitará que vivenciem os desafios de criar e escrever um texto que nunca foi produzido, assim, o grande desafio é a produção do conteúdo temático e dos episódios coletivamente e a escrita do conto de modo que exista uma coerência entre os fatos, uma vez que uma parte significativa dos aspectos discursivos e das características do gênero foram estudados e aprendidos pelos alunos durante as leituras e reescritas de contos.