skip to Main Content

Questões Urbanas

Considerando que o processo de urbanização é global e que a formação de uma rede de cidades é uma das expressões mais importantes da globalização, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre os problemas urbanos que desafiam governos e cidadãos nos grandes centros urbanos dos cinco continentes.

É necessário, para isso, um estudo das realidades regionais explorando conceitos como formação socioterritorial, colonialismo e imperialismo, sistemas econômicos e as formas de representação políticas que marcaram o século XX e ainda marcam o século XXI.

A partir dessas questões, os alunos do 8º ano são convidados a produzir um vídeo que apresente São Paulo e seus equipamentos culturais para um público estrangeiro. A ideia é que os vídeos possam ser acessíveis para pessoas de todo o mundo conhecerem mais sobre nossa cidade, por isso, os textos e entrevistas são feitos em inglês e então traduzidos para o espanhol. Ative as legendas para acompanhar o vídeo neste idioma também.

Os próprios alunos selecionam os temas que querem abordar, trabalham roteiro e entrevistas nas aulas de língua portuguesa e desenvolvem as gravações, entrevistas e edição, de forma autônoma e colaborativa, tendo a chance de (re)conhecer espaços de São Paulo sob um novo olhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top