SanTi
suSTeNtÁVeL

Santi Sustentável

Santi Sustentável reúne todas as ações da Santi relacionadas a esse tema e a nossa escola é reconhecida pela importância que dá à formação do aluno para o desenvolvimento sustentável, considerando o tripé ambiental, social econômico.

Profissionais da nossa escola se reúnem periodicamente para incentivar a conexão permanente de toda a comunidade com essa temática, promovendo ações, realizando pesquisas e relembrando sobre a importância das práticas sustentáveis.

Famílias voluntárias se engajam em ações, no intuito de contribuir para a conscientização e para um mundo melhor.

Crianças e jovens participam de propostas curriculares transversais, que possibilitam a aprendizagem e a consciência de que a sua atuação pode fazer diferença.

Aqui na Santi:

• Separamos o lixo reciclável do não reciclável.
  • Temos coletores para descarte de líquido.
  • Não temos lixeiras dentro das salas (exceto na Educação Infantil). Cada um é responsável por coletar os seus resíduos e levar até as lixeiras nos pátios.
  • Toda quarta-feira é dia de lanche sem descartáveis. Incentivamos que todos os dias sejam também.
  • As comemorações de aniversário são sem descartáveis.
  • Somos parceiros da cooperativa de catadores Yougreen.
  • Valorizamos a cultura digital. Comunicados são enviados por aplicativo ou email e evitamos, ao máximo, a impressão de documentos que podem ser compartilhados de forma digital.
  • Reutilizamos papéis. Nas salas de aula, há folhas de papel rascunho para os diversos usos que possibilitam o uso da frente e do verso do papel.
  • Medimos a geração de resíduos, o consumo de água, energia e papel.
  • Alunos e equipe não usam copos descartáveis. Na sala dos professores, há um canecário, confeccionado pelos alunos.
  • Temos composteiras para coleta de parte do lixo orgânico do lanche das crianças.
  • Arrecadamos sucata para projetos pedagógicos.
  • Realizamos o troca-troca permanente de uniformes e, durante o ano, há feiras de troca de brinquedos, livros e material didático.
  • O evento anual Santi de Portas Abertas reúne iniciativas de impacto social numa grande feira para divulgação e troca com a nossa comunidade.
  • Nossas festas juninas não tem prendas, as brincadeiras são gratuitas para que todos brinquem o máximo possível. As bandeirinhas são de materiais reaproveitados (revistas, jornais, tecidos etc).
  • Nos nossos eventos, reaproveitamos papelão para a sinalização e usamos o QR Code para compartilhar textos que ocupariam maior quantidade de papel.
  • Participamos do Programa Rede Vagalume e da Turma do Jiló na realização de oficinas com alunos do Ensino Fundamental 2.
  • Incentivamos e possibilitamos o contato das crianças com a natureza, das mais diversas formas. Na Educação Infantil, realizamos o projeto Escola sem Paredes, em que alunos tem aulas no Parque do Ibirapuera (parceria com a UMAPAZ) e na Praça Airton Sena, junto com crianças da EMEI vizinha.
  • Somos parceiros do Congresso ICLOC, encontro gratuito anual para compartilhamento de práticas entre professores de todo o Brasil, de escolas públicas e privadas.
  • Já fomos parceiros do Carona a Pé, para conscientização sobre mobilidade urbana e redução dos carros nas ruas de São Paulo.
  • Estudos de ciências naturais e sociais incluem reflexões relacionadas à sustentabilidade e às nossas possibilidades reais de transformação.
  • Sempre que possível, nossos estudos possibilitam a interação dos alunos com a sociedade, dando sentido à aprendizagem e ampliando os olhares para a diversidade.

Frentes de Atuação

da santi

Ambiental

Econômico

Entre em contato

Agende uma visita

Quer conhecer a Santi? Agende uma visita, nos conte quais são suas expetativas e esclareça suas dúvidas.