skip to Main Content

Sólidos geométricos

Apesar de a matemática ser parte de praticamente tudo a nossa volta, suas fórmulas, contas e lógicas são conceitos abstratos, o que torna mais difícil para algumas pessoas visualizá-los, entendê-los e aplicá-los. Tendo isso em mente, uma das estratégias do estudo de sólidos no EF2 é trazer estes conceitos para o plano concreto.

Para isso, os alunos da Santi contam não apenas com construções geométricas e materiais manipulativos como cubos de encaixe, pirâmides e toda a sorte de modelos de figuras geométricas, mas também contam com a tecnologia. Durante as aulas, utilizam a ferramenta online Geogebra e até mesmo as câmeras de seus celulares para visualizar a relação entre as formas, as equações e o mundo a sua volta, o que permite que eles saiam da abstração e vejam um problema real.

O Geogebra é um aplicativo que permite você criar construções geométricas usando pontos, retas, formas, desenhos e figuras, inclusive em três dimensões, e ligar cada um desses objetos a uma função ou fórmula. Os desenhos criados são interativos e podem ser manipulados à vontade, enquanto o aplicativo mostra como a mudança na forma influencia cada uma das funções, fórmulas e equações ligadas a eles. Já as câmeras dos celulares foram usadas para que os alunos saíssem da sala de aula e enxergassem as figuras geométricas no ambiente. Assim, a partir desse olhar mais focado e diferenciado, eles conseguem revisar características, pensar e relembrar o que constitui cada forma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top