skip to Main Content

Vida Verde na Escola

O estudo tem como disparador a exploração do espaço da escola, buscando a natureza presente nele. No retorno à sala, e após relatarem o que viram, é iniciado o processo de investigação para buscar respostas à pergunta que norteia esse estudo: como podemos ter mais natureza na escola?
A resposta alcançada pelos alunos foi que construiriam um jardim, posteriormente nomeado como “jardim dos sonhos” do T4. Diferentes mudas foram plantadas em vasos pela sala de aula e pelo espaço da educação infantil. Projetar, planejar, observar, pesquisar, elaborar perguntas, ler textos, receber a visita de especialista, plantar e cultivar são algumas das etapas que as crianças vivenciam nesse projeto.
Ao mesmo tempo, os alunos que estavam então no T3 revitalizaram o jardim que possuímos na Praça da Areia durante seu estudo sobre bichos de jardim. Por isso, em 2017, esse projeto foi construído em torno do jardim que os alunos criaram no ano passado e cada turma desenvolveu sua própria questão norteadora, pensada a partir do que as crianças observaram nesse jardim e no que mais as intrigou. Assim, foram desenvolvidos projetos sobre como as plantas crescem, por que algumas plantas morrem e outras não e se os bichos de jardim fazem mal às plantas ou não, entre outros.

Como parte do projeto, os alunos realizam uma visita ao Parque Ibirapuera.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top