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Yoga – Semana 7: práticas para fazer com crianças e adolescentes em casa

Semana 07: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Nessa sequência você irá trabalhar a imaginação, nossa turma de Yoga da Santi separou as posturas preferidas de cada um. E que surpresa!

BENEFÍCIOS: O mais legal dessa sequência é que no decorrer de nossas aulas desde o inicio do ano, pudemos ter uma ideia de quais são as posturas preferidas, e o porquê. Geralmente, algumas posturas mais difíceis acabam se tornando preferidas a partir do momento que conseguimos executá-las. Outras são preferidas simplesmente por serem de fácil execução. E as suas posturas preferidas, quais são?

Antes de começar: Lembre-se, prepare o local onde você vai realizar sua prática. Coloque roupas confortáveis. Se você já conhcece as posturas muito bom, caso ainda não conheça todas, procure lembrar de uma ou outra. Se não pode consultar o baralho das posturas YogaYris. Vamos lá? Uma vez que já escolheu uma pequena quantidade de posturas, procure ficar em cada uma delas por alguns momentos. Se perder o equilíbrio, ou se achar que pode melhorar refaça a postura, sem pressa de terminar.

Para finalizar: Lembre-se que é apenas uma pratica de yoga, procure lembrar do que é o Yoga, o que pode te trazer de bom realizar as posturas. Você já sabe que não é a penas a pratica das posturas que conta, mas também toda a descontração, o relaxamento, a alegria, a consciência do seu corpo e de seus sentimentos!

Acompanhe aqui a sequência da imaginação.


Semana 06: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Ser Ninja significa usar toda a sua atenção para apenas um alvo, ou até mesmo diversos , para um único sentido, o bem comum! O Ninja na cultura japonesa é um espião, tem muitas características positivas só depende do objetivo a ser alcançado, portanto cabe você escolher entre um ninja do bem, ou um ninja do mal, a saber que quanto maior o bem que você cria a sua volta, melhor você se sentirá. Eu se fosse você escolheria o lado do Bem!

BENEFÍCIOS: Os benefícios de ser um Ninja, é trazer para seu corpo a atenção plena para algo que você está fazendo, sem se dispersar com outros interesses que estão a sua volta. Porém o interesse do Ninja não se resume em apenas fazer o bem para ele mesmo, mas também atingir o maior numero de pessoas com esse objetivo. Vamos lá? Acompanhe aqui a sequência do Ninja.


Semana 05: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A sequência de hoje foi criada para te trazer calma e concentração.

Escute seu coração e preste atenção no que você sente a cada postura, se gosta ou não gosta.

Em seguida, faça a sequência de uma só vez. Acompanhe o vídeo e as dicas! Namastê!


Semana 04: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Será que seu coração é grande e valente?

Eu tenho certeza que sim! Que tal experimentar essa sequência simples? Escute a narração , reproduza as posturas e sobretudo, não esqueça de sua espada de luz!

Sequência inspirada da narrativa “les quatre accorda tolthèques” e do livro de mesmo nome de Don Miguel Ruiz (para o português “Os quatro compromissos Toltecas”


Semana 03: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A prática de hoje é para estimular a coragem!

Muitas vezes precisamos de coragem para encarar certos desafios e vencer certos medos. A sequência de hoje é um treinamento para controlar o seu medo e perceber que você é mais forte do que imagina.

Benefícios:

Você já ouviu algum adulto dizer que o medo paralisa? Pois é, quando temos medo de algo, já reparou que ficamos mesmo parados, imobilizados? O benefício da sequência de hoje é simplesmente te fazer perceber que podemos, com cuidado e com cautela avançar, mesmo diante de situações mais difíceis. Para realizar essa postura desafiadora que é a do corvo, é preciso perseverança, calma, deixando de lado o medo de errar. Inspire, expire e divirta-se.


Semana 02: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

A prática de hoje é para trabalhar os sentidos!

Você já reparou que a maioria das pessoas à sua volta possuem olhos para olhar, ouvidos para ouvir, mãos para tocar, nariz para cheirar? E que você provavelmente é um felizardo ou felizarda que tem tudo isso funcionando direitinho no seu corpo? Já agradeceu?

Benefícios:

Pois então, a prática de hoje vai trazer uma percepção maior da sua prática de Yoga, você vai trabalhar a sua percepção, e por consequência, a sua atenção. Vai ser muito fácil, não se preocupe, a única coisa que eu te peço é ligar o som, escutar a música e deixar o seu corpo criar os movimentos de acordo com os sons que aparecerão, as posturas você já conhece e se tiver qualquer dúvida pode conferir embaixo do post quais são.


Semana 01: Yoga para fazer com crianças e adolescentes

Nossa professora de Yoga do extracurricular, Flávia Noble, é especialista na prática para crianças e tem mais de 20 anos de experiência. Semanalmente, ela vai dividir com a gente uma prática de yoga para fazer em casa.

A SAUDAÇÃO AO SOL EM MOVIMENTO 

A saudação ao sol, ou Surya Namaskar é um exercício completo que visa a fortificar e desenferrujar o corpo. Procuramos a fluidez dos movimentos em acordo com o ritmo da respiração mais do que a harmonia perfeita das posturas (inspirando ao subir, expirando ao descer). 

Cada movimento beneficia o corpo de alguma forma. O sistema muscular, endócrino e os órgãos são estimulados de forma apropriada, assim como as faculdades intelectuais e a capacidade de concentração também recebem esse estímulo. O controle da respiração acompanhando o movimento propicia a regeneração das células, favorece o alongamento e revigora o corpo inteiro.  Essa é uma ótima sequência para se fazer todos os dias, então, vamos começar?

Antes de começar: Escolha o local onde você vai fazer sua prática, lembre de vestir roupas confortáveis, e de preferência fique descalço, os pés no chão nos ajuda a perceber melhor as sensações, além de escorregar menos. 

Para iniciar: Prepare-se para iniciar uma das sequências mais prazerosas e simples de um prática de Yoga. Coloque –se na postura da montanha, unindo as mãos na frente do coração, pense em algo que te deixe bem feliz, esse vai ser o seu Sankalpa. (o pensamento que vai te acompanhar por toda a prática) 

Vamos começar? 

Assista ao vídeo e observe as posturas que virão a seguir, é muito fácil: Montanha, Cachoeira, Elefante, Corredor, Lagarto, Cobra, corredor ( ou salto) volta para a montanha e pense no seu Sankalpa.

Parabéns!! Observe todos os benefícios que você trouxe para seu corpo. Procure finalizar com a postura da Nuvem, ou a postura de Lótus. Fique nessa posição por alguns minutos, agora imagine que você está em um lugar no qual você gosta muito, se sinta muito bem e que te faça sorrir. Relaxe!

Conheça as posturas da Saudação ao Sol:

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